Mundo

EUA estão prontos para bombardear a Síria em caso de novos ataques químicos

"Se o regime sírio usar seus gases venenosos novamente, Estados Unidos estarão carregados e engatilhados," disse a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley

Agência France-Presse
postado em 14/04/2018 14:27

Embaixadora dos Estados Unidos na ONU Nikki Haley escuta durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação na Síria

O governo dos Estados Unidos está pronto para atacar mais uma vez a Síria se comprovar um novo uso de armas químicas, advertiu neste sábado a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley.

"Se o regime sírio usar seus gases venenosos novamente, Estados Unidos estarão carregados e engatilhados", disse Haley durante uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU.

Haley afirmou que conversou neste sábado com o presidente Donald Trump, que reforçou a decisão de não permitir que a Síria utilize armas químicas, como supostamente acontece na semana passada em Duma.

"Quando nosso presidente traça uma ;linha vermelha;, nosso presidente a aplica", disse a representante americana.

Estados Unidos, França e Reino Unido executaram ataques com mais de 100 mísseis contra vários alvos na Síria, em resposta ao suposto uso de um gás venenoso por parte do governo no fim de semana passado.

Neste sábado, durante uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU, a delegação da Rússia apresentou um projeto de resolução que condena os ataques por considerá-los uma "violação do direito internacional e da Carta das Nações Unidas".

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, abriu a reunião com um pedido por uma ação "de acordo com a carta da ONU".

"Nós estamos preparados para sustentar essa pressão, se o regime sírio for tolo o suficiente para testar nossa determinação", afirmou Haley.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação