Mundo

Milhares protestam em Barcelona contra prisão de separatistas catalães

Eles são acusados %u200B%u200Bde rebelião, crime punível com até 30 anos de prisão. Alguns também foram indiciados por mau uso de fundos públicos por organizarem o referendo ilegal sobre a independência da região

Agência France-Presse
postado em 15/04/2018 11:07
Eles são acusados %u200B%u200Bde rebelião, crime punível com até 30 anos de prisão. Alguns também foram indiciados por mau uso de fundos públicos por organizarem o referendo ilegal sobre a independência da região
Seis meses após as primeiras prisões de figuras do movimento de independência catalão, milhares de pessoas protestavam neste domingo (15/4) em Barcelona contra a detenção de nove separatistas acusados %u200B%u200Bde rebelião e para pedir um diálogo político.

"Liberdade para os prisioneiros políticos", gritavam milhares de manifestantes em passeata pela Avenida del Paralelo, em apoio aos separatistas em prisão preventiva por seu papel na tentativa fracassada de independência do ano passado.

Eles são acusados %u200B%u200Bde rebelião, crime punível com até 30 anos de prisão. Alguns também foram indiciados por mau uso de fundos públicos por organizarem o referendo ilegal sobre a independência da região em 1; de outubro.

"Como eles não podem acabar com o movimento de independência, tentam fazer isso judicialmente", disse à AFP Roser Urgelles, uma professora de 59 anos.

Como ela, milhares de manifestantes usavam uma fita amarela, símbolo de solidariedade com separatistas na prisão.

A convocação da mobilização foi lançada por uma plataforma criada em março para "defender as instituições catalãs" e "os direitos e liberdades fundamentais".

O evento conta com o apoio dos dois maiores sindicatos do país, Comisiones Obreras (CCOO) e UGT.

A mobilização acontece dez dias após a libertação sob fiança do ex-presidente regional separatista Carles Puigdemont na Alemanha. O tribunal competente considerou que a acusação de rebelião evocada pela justiça espanhola não se justificava.

A decisão foi um golpe para a justiça espanhola e, na quinta-feira, promotores espanhois forneceram elementos adicionais aos seus colegas alemães para fundamentar a acusação.

Além de rebelião, Puigdemont é acusado de mau uso de fundos públicos, em conexão com a organização do referendo de 1; de outubro.

Os primeiros a serem enviados para a prisão preventiva, em uma penitenciária perto de Madri, foram o ex-presidente da organização separatista ANC Jordi Sánchez e o líder da ;mnium Jordi Cuixart em 16 de outubro.

Sánchez está sendo processado por discursar a dezenas de milhares de independentistas que, durante uma manifestação em Barcelona em 20 de setembro, mantiveram um grupo de guardas civis encurralados por horas enquanto revistavam um prédio do executivo catalão por ordem judicial.

Sánchez, eleito deputado regional em 21 de dezembro, apresentou-se duas vezes como candidato à presidência da Catalunha, mas em ambas as vezes a justiça rejeitou seu pedido.

A Catalunha está sob a tutela do governo central e sem executivo regional desde 27 de outubro, quando o gabinete do então presidente Carles Puigdemont foi afastado após a declaração unilateral de independência feita no Parlamento catalão.

Os independentistas renovaram a maioria de assentos no Parlamento nas eleições regionais de 21 de dezembro, mas não conseguiram investir um presidente. Se um novo presidente não tomar posse até 22 de maio, novas eleições regionais serão convocadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação