Mundo

Sucessor de Raúl Castro será eleito em sessão de dois dias em Cuba

A data de 19 de abril, escolhida para este ato histórico, corresponde ao 57º aniversário da vitória em Baía dos Porcos

Agência France-Presse
postado em 16/04/2018 19:32
A data de 19 de abril, escolhida para este ato histórico, corresponde ao 57º aniversário da vitória em Baía dos Porcos
A Assembleia Nacional de Cuba elegerá o sucessor de Raúl Castro durante uma sessão de dois dias, segundo informaram nesta segunda-feira (16/4) a imprensa oficial e o Parlamento.

Embora o encontro inicial estivesse convocado somente para quinta-feira (19/4), este começará na quarta, dia 18. A decisão de adiantar o começo da Sessão Constitutiva da IX Legislatura da Assembleia Nacional é adotada "para facilitar o desenvolvimento dos passos que requer um fato de tal transcendência".

Prevê-se que na quarta-feira (18/4) ocorra a posse dos 605 deputados da nova Assembleia Nacional, eleitos em março, e que será formada a Mesa Diretora do Parlamento.

A eleição dos deputados que integrarão o Conselho de Estado - cujo presidente sucederá a Raúl Castro - deveria ocorrer na quinta-feira. Os membros serão propostos por um comitê de candidaturas e o voto dos deputados será secreto.

A data de 19 de abril, escolhida para este ato histórico, corresponde ao 57; aniversário da vitória em Baía dos Porcos, quando foram derrotadas as tropas anticastristas que tentavam tomar o controle da ilha. Cuba a considera "a primeira derrota do imperialismo ianque na América Latina" em 1961, segundo o governo.

Raúl Castro, de 86 anos, encerrará uma era em Cuba ao passar o poder a um sucessor mais jovem, 12 anos depois de suceder seu irmão mais velho Fidel Castro, que morreu em 2016.

Se não houver surpresas, a Assembleia deverá eleger como sucessor de Raúl o número dois do governo, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, um civil de uma nova geração que nasceu depois do triunfo da revolução em 1959.

O caçula dos irmãos Castro não renunciará a todas as suas funções. Ele continuará atuando como secretário-geral do poderoso Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação