Mundo

Presidente da Turquia anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

Essa decisão surpreendeu muitos observadores, enquanto os líderes turcos, incluindo Erdogan, negaram em diversas ocasiões nas últimas semanas os "boatos" de eleições antecipadas

Agência France-Presse
postado em 18/04/2018 12:58
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan recebe líder do MHP Devlet Bahçeli

Ancara, Turquia -
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou nesta quarta-feira (18/4) a realização de eleições presidenciais e legislativas antecipadas em 24 de junho, seja um ano e meio mais cedo do que previsto, nas quais deverá brigar por um novo mandato.

"Decidimos organizar essas eleições no domingo 24 de junho de 2018", declarou Erdogan após uma reunião "muito produtiva" com o líder do partido ultranacionalista MHP, Devlet Bahçeli, que pediu na terça-feira eleições antecipadas.

Essa decisão surpreendeu muitos observadores, enquanto os líderes turcos, incluindo Erdogan, negaram em diversas ocasiões nas últimas semanas os "boatos" de eleições antecipadas. As eleições são cruciais, porque marcará a entrada em vigor da maioria das medidas reforçando as prerrogativas do chefe de Estado, adotadas em referendo constitucional em abril de 2017.

Esta revisão constitucional permite a Erdogan, de 64 anos, brigar por dois outros mandatos presidenciais de cinco anos. O homem forte da Turquia está no poder desde 2003, primeiro como primeiro-ministro depois como presidente.

Erdogan justificou esta decisão pela necessidade, segundo ele, de passar rapidamente para o sistema presidencial, a fim de enfrentar a "aceleração dos desenvolvimentos na Síria" e a necessidade de adotar rapidamente "decisões importantes" sobre a economia.

"O Alto Comitê Eleitoral vai começar imediatamente os preparativos para esta eleição", indicou Erdogan em declaração solene em Ancara, na presença de membros de sua formação política, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP).

Neste momento, a Turquia conduz uma ofensiva contra uma milícia curda na Síria. Além disso, vive uma situação econômica delicada, apesar de um forte crescimento. Segundo o calendário inicial, as eleições deveriam acontecer simultaneamente em 3 de novembro ode 2019.

Mas vários observadores suspeitavam da decisão de Erdogan de adiantar as eleições para capitalizar sobre a ofensiva na Síria e reduzir os riscos de ir às urnas com uma situação econômica ainda mais complicada. Na terça, Bahçeli, líder do Partido da Ação Nacionalista (MHP), pediu eleições antecipadas, indicando sua preferência pela data de 26 de agosto.

Este político de 70 anos, que já foi um crítico de Erdogan, se impôs no último anos como um dos principais aliados do presidente turco, com o qual concluiu um acordo eleitoral tendo em vista as próximas votações. Há várias semanas o país vive uma atmosfera eleitoral, com Erdogan e seu primeiro-ministro Binali Yildirim multiplicando discursos públicos. Os principais partidos da oposição se disseram prontos para a batalha.

O anúncio de Erdogan ocorre exatamente um ano após o referendo constitucional realizado em 16 de abril de 2017 e vencido pelo presidente turco com pouca margem. Após esta consulta, Erdogan lançou uma grande limpeza dentro do seu partido. Assim, os prefeitos de Istambul e Ancara, duas cidades que votaram ;Não;, foram substituídos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação