Mundo

Macron pede cooperação dos EUA para 'reinventar' multilateralismo

O presidente francês também denunciou a tentação "nacionalista e de isolacionismo", e assegurou que "uma guerra comercial entre aliados não é coerente", em referência às ameaças protecionistas de Trump

Agência France-Presse
postado em 25/04/2018 13:45
Emmanuel Macron agredece aos aplausos dos membros do Congresso americano

Washington, Estados Unidos -
O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu nesta quarta-feira (25/4) diante do Congresso americano cooperação para "reinventar" o multilateralismo, seguindo o modelo criado após a II Guerra Mundial.

"Podemos construir a ordem mundial do século XXI baseada em um novo tipo de multilateralismo", mais eficiente, responsável e com resultados, declarou Macron. Os "Estados Unidos inventaram esta teoria. Agora, é quem deve ajudar a preservá-la e reinventá-la", ressaltou.

O presidente francês também denunciou a tentação "nacionalista e de isolacionismo", e assegurou que "uma guerra comercial entre aliados não é coerente", em referência às ameaças protecionistas do presidente americano Donald Trump.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação