Mundo

Líbano vai realizar primeiras eleições legislativas em nove anos

As eleições são organizadas com o objetivo de completar a estabilização política do país, que permaneceu mais de dois anos sem um chefe de Estado

Agência France-Presse
postado em 04/05/2018 09:45
Um pôster na rua mostra o rosto de Chamel Roukoz, um dos candidatos ao parlamento libanêsBeirute, Líbano - As primeiras eleições legislativas em quase uma década vão ser realizadas no próximo domingo (6/5) no Líbano, onde o equilíbrio político historicamente frágil foi severamente testado nos últimos anos pela turbulência regional, principalmente o conflito na vizinha Síria.

Embora se espere que os partidos tradicionais participem do novo Parlamento, o poderoso movimento armado xiita Hezbollah, aliado do governo sírio e iraniano, pode fortalecer seu papel ao conquistar uma maioria de assentos, pela primeira vez desde 2005.

Mas é improvável que isso implique uma grande mudança, considerando-se que o Hezbollah já domina o jogo político no Líbano, um território de cerca de quatro milhões de pessoas entre Israel e Síria.

Além disso, grande parte da população diz que tem poucas ilusões diante de uma classe política acusada de corrupção e de nepotismo, em um país fragilizado por uma dívida pública que chega a 150% do PIB.

O outro grande campo no Líbano é liderado pelo primeiro-ministro sunita Saad Hariri, que esteve, em novembro de 2017, no centro de uma polêmica relacionada ao anúncio de sua renúncia surpresa a partir da Arábia Saudita, que disputa a influência regional com o Irã xiita. Ele então voltou atrás em sua decisão.

As legislativas são organizadas com o objetivo de completar a estabilização política do Líbano, país que permaneceu mais de dois anos sem um chefe de Estado e abalado por múltiplas crises.

- Sem ;mudança; -
Apesar da agitação em trono da votação, grande parte dos 3,7 milhões de eleitores têm poucas esperanças.

Sami Atallah, diretor do Lebanese Center for Policy Studies, não espera "nenhuma mudança fundamental".

Após as eleições, as "principais forças vão dirigir o país em conjunto", acredita.

O Hezbollah, única facção a não ter abandonado as armas após a guerra civil (1975-1990), "vai manter o controle sobre as decisões do governo e não permitirá o debate sobre seu armamento", afirma Hilal Khashan, professor de Ciência Política da Universidade americana de Beirute.

O movimento xiita "e seus aliados vão ter uma maioria dos (128) assentos" no Parlamento, em detrimento do campo de Hariri, aposta ele. Por aliados, ele quer dizer Nabih Berri, chefe do Parlamento desde 1992, e o presidente da República, Michel Aoun.

Apesar das profundas divergências e, por vezes, animosidade, as grandes decisões políticas geralmente são tomadas por consenso entre as forças políticas rivais.

No Líbano, segundo uma regra não escrita, as três principais funções do Estado são atribuídas a um cristão maronita (presidente), a um muçulmano sunita (primeiro-ministro) e a um muçulmano xiita (chefe do Parlamento).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação