Mundo

Levar comida de casa para um casamento. Será que a moda pega no Brasil?

Os 1.200 convidados pela família real para assistir a troca de alianças entre Harry e Meghan Markle nos jardins do castelo de Windsor, no dia 19 de maio, foram informados que devem levar sua própria comida. Será que essa moda pega no Brasil?

Hellen Leite
postado em 04/05/2018 11:35

A ex-atriz Meghan Markle e o Príncipe Harry se casam no dia 19 de maioFalta pouco para a ex-atriz Meghan Markle e o Príncipe Harry, da realeza britânica, trocarem alianças diante dos holofotes do mundo. Ao contrário do casamento do irmão, o príncipe William, com Kate Middleton, em 2011, o casamento de Harry e Meghan promete ser mais simples. Não será decretado feriado nacional na Inglaterra, por exemplo, e, diferente do casamento dos duques de Cambridge, o Palácio de Kensington, residência oficial do príncipe Harry, sugeriu que o público leve sua própria comida.

Quem foi convidado para assistir a cerimônia e sonhava assistir um casamento pomposo foi pego de surpresa. Um dos 1.200 convidados, Saeed Atcha, revelou ao jornal The Guardian que, ao contar para as pessoas, elas ficaram chocadas pelo fato de que a família real, com tanta riqueza, tenha sugerido que cada um levasse uma ;marmita; para acompanhar a celebração. ;É incompreensível;, disse ela.

Na internet, os leitores do Correio opinaram sobre a escolha da família real. Na enquete publicada nesta sexta-feira (4/5), que até às 11h30 tinha 400 votos, 55% dos leitores iriam a uma festa de casamento sem comida. "Meu casamento vai ser assim também. Meninos levam refri e meninas levam salgado", brincou um leitor no Facebook. Outros, questionaram a pouca generosidade dos britânicos. "Melhor não dar festa. Faz só a cerimônia e partiu lua de mel", comentou outro leitor.

[SAIBAMAIS]Por aqui, cresce o interesse por cerimônias minimalistas, segundo especialistas, mas será que a moda das marmitas de casamento, lançada pela realeza britânica, pega por aqui? De acordo com experts em casamentos, não. ;Os noivos brasileiros, quando decidem fazer uma festa, oferecem a comida e a bebida. É um perfil mais exibicionista, não no sentido ruim, mas no sentido de expor a própria alegria;, comenta a cerimonialista Andréa Guido, há 12 anos no mercado de casamentos na capital federal.

Para o wedding planner Tuller Lacerda, a escolha da realeza britânica por uma cerimônia mais simples está relacionada à ideia de imprimir significado ao momento. ;É um modo de dizer que, por mais luxuosa e pomposa que seja uma cerimônia, é importante colocar a celebração acima da ostentação;, comenta o especialista.

Segundo Lacerda, um dos principais motivos para a comida não perder espaço nos casamentos brasileiros está na cultura. ;A comida no Brasil é um elemento que une as pessoas. Na Inglaterra não é assim, tanto que os buffets têm duração de uma a duas horas, enquanto aqui chega a cinco horas;, compara.

Especialista em buffets, Jane Azevedo também concorda que sugerir que os convidados levem sua própria comida não vai virar tendência no Brasil. ;A gente tem uma cultura muito forte de o anfitrião receber os seus convidados e ele oferecer a comida;, comenta. Segundo ela, festas menores, os chamados mini-weddings, são cada vez mais procurados pelos noivos. Com menos convidados, é possível servir um cardápio mais aprimorado. ;Se essa moda pega da marmita pega, os buffets estão falidos;, brinca.

Princesa Diana, ícone fashion dos anos 80, lançou moda com as mangas bufantes e babados, em 1981, quando se casou com o príncipe CharlesO casamento de Harry e Meghan será realizado em 19 de maio e uma das maiores especulações ; e um segredo guardado a sete chaves pela realeza - gira em torno do vestido com que a norte-americana vai subir ao altar. Esse sim, segundo especialistas, pode virar moda entre as noivinhas brasileiras. ;O que pode pegar por aqui é o modelo do vestido dela, assim como foi com a princesa Diana nos anos 1980;, aposta Lacerda.

Quatro tendências para casamentos em 2018

Home e Destination Weddings

Usar o jardim de casa para casar, aproveitar a luz do dia em clima informal e com cara de almoço de domingo. Cresce o número de casamentos nessa pegada no Brasil. O chamado Home Wedding é uma extensão natural dos casamentos no campo. Já o Destination Wedding é uma tendência que pode estourar no Brasil em 2018, segundo especialistas.

Elopement Wedding

É um ;casamento a dois;. Uma alternativa íntima e econômica para dizer o "sim". Se séculos atrás, os casais apaixonados fugiam para se casar em segredo, hoje o casamento a dois virou modalidade de cerimônia. ;Na Europa isso está muito forte. Acho que ainda vamos ver muitos casamentos nesse formato por aqui;, comenta Lacerda.

Finger food

Comidas amplamente cuidadas, bem apresentadas e servidas em pequenas porções. A maioria delas para comer com as mãos, como o próprio nome sugere. Essa tendência alia praticidade e elegância.

Tecidos leves

Para as convidadas, os modelos de vestidos finos e esvoaçantes, continuam na moda para festas de casamento. Eles podem ser confeccionados com tecidos como musseline, chiffon e a seda.

Casamentos em Brasília

No Distrito Federal, 20.457 casamentos foram realizados em 2016. Com esse dado, a região ocupa o 14; lugar no ranking de matrimônios no Brasil, segundo a estatística do registro civil 2016, do IBGE. Por ser um dos mais promissores mercados de casamento do país, acontece, em 6 de maio, das 14h às 21h, no Windsor Plaza Hotel, o ;Vitrine;, um evento que é especializado em casamentos.

Com o tema "Celebrando todas as formas de amor", mais de 40 fornecedores de destaque do Distrito Federal vão expor ao público o que há de melhor e mais moderno para a realização de casamentos e festas. A entrada é franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação