Mundo

Cápsula Dragon da SpaceX volta à Terra

A cápsula traz uma série de experimentos científicos, incluindo ratos de laboratório

Agência France-Presse
postado em 05/05/2018 17:15
Tampa, EUA - A cápsula não tripulada Dragon saiu da Estação Espacial Internacional (ISS) carregada com 1.800kg de equipamentos e regressou à Terra na tarde deste sábado (5/5), disse SpaceX.

"Bom pouso da Dragon confirmado, completando a terceira missão de reabastecimento da SpaceX de destino e origem da @Space_Station com uma nave espacial testada em voo", tuitou a empresa de Elon Musk pouco depois das 19h GMT (16h, horário de Brasília).

A nave havia se desacoplado da estação em órbita às 09h23 locais (13h23 GMT, 10h23 horário de Brasília), para começar sua viagem de regresso à Terra.

"Liberação confirmada", disse o comentarista Rob Navias na NASA TV, destacando que a separação ocorreu quando a ISS estava a cerca de 411 quilômetros da Terra, passando sobre o sul da Austrália.

"Dragon está a salvo a caminho", garantiu.

O pouso foi feito no Océano Pacífico, em frente à costa da Califórnia, com o auxílio de um paraquedas, conforme o previsto.

A cápsula traz uma série de experimentos científicos, incluindo ratos de laboratório que foram estudados em órbita para ver como seus ossos mudam em condições de microgravidade.

"Outras amostras biológicas preservadas em congeladores científicos, como plantas, insetos e tecidos humanos também foram colocados na Dragon", disse a Nasa em comunicado.

Esta é a décima quarta missão da SpaceX no contexto do contrato de 1,6 bilhão de dólares com a Nasa para abastecer a ISS durante vários anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação