Mundo

Paraguai vai transferir sua embaixada em Israel para Jerusalém

Em um breve comunicado, o ministério indicou que "iniciou o processo de execução da decisão presidencial e deu as instruções correspondentes à representação diplomática do Paraguai em Israel"

Agência France-Presse
postado em 09/05/2018 16:57
Foto mostra primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante coletiva de imprensa com presidente do Paraguai, Horacio Cortes, em Jerusalém, em julho de 2016

O governo do presidente do Paraguai transferirá sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, informou o ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira (9/5). O Paraguai será o terceiro país das Américas a transferir sua sede diplomática para Jerusalém, depois dos Estados Unidos e da Guatemala.

Em um breve comunicado, o ministério indicou que "iniciou o processo de execução da decisão presidencial e deu as instruções correspondentes à representação diplomática do Paraguai em Israel". "Estamos muito agradecidos pela importante decisão de transferir a embaixada paraguaia. Essa decisão do (presidente Horacio) Cartes é justa e corajosa", disse o embaixador israelense Zeev Harel ao jornal ABC de Assunção.

Há dois dias, uma mensagem do governo israelense nas redes sociais havia comemorado a intenção, agora confirmada em Assunção, de transferir a representação diplomática.

"O Paraguai abrirá sua embaixada em Jerusalém no final de maio! O presidente Cartes abrirá a embaixada! Excelentes notícias enquanto o reconhecimento internacional de Jerusalém como a capital de Israel ganha força", indicou o governo de Benjamin Netanyahu. Segundo a chancelaria israelense, Cartes poderia assistir à inauguração da nova sede diplomática em 21 ou 22 de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação