Mundo

Catalunha: radicais dão sinal verde para eleição de presidente separatista

Aproxima-se, assim, o fim do longo bloqueio político nessa região espanhola

Agência France-Presse
postado em 13/05/2018 12:59
O partido anticapitalista e secessionista CUP decidiu, neste domingo (13/5), que seus quatro deputados vão se abster para permitir que, na segunda-feira, seja empossado como presidente catalão o separatista Quim Torra. Aproxima-se, assim, o fim do longo bloqueio político nessa região espanhola.

Em assembleia, a CUP decidiu manter as quatro abstenções à posse de Quim Torra, indicou a sigla em um comunicado, o que permitirá que, amanhã, tome posse com uma maioria separatista o candidato proposto pelo líder afastado Carles Puigdemont.

"Diante de um momento complexo, marcado pela repressão e pela violação dos direitos políticos e civis por parte do Estado espanhol, a CUP não bloqueará a formação de um novo governo, mantendo suas quatro abstenções" no Parlamento catalão, diz a nota divulgada pela sigla após consulta a seus militantes neste domingo.

Torra, um editor de 55 anos proposto pelo presidente catalão afastado Carles Puigdemont, não pôde ser eleito no sábado, em um primeiro debate de posse, por não ter maioria absoluta na Câmara regional (68 votos de 135).

Na segunda tentativa, amanhã, ele precisará apenas de maioria simples, o que será possível com a decisão de abstenção por parte da CUP. A expectativa é que ele consiga 66 votos, impondo-se às demais forças, que têm 65.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação