Mundo

EUA estão comprometidos a facilitar paz entre Israel e Palestina, diz Trump

O líder norte-americano disse, ainda, que o país estende uma "mão de amizade" a Israel e palestinos e respeitam o status quo de locais religiosos em Jerusalém

Agência Estado
postado em 14/05/2018 12:05
Ivanka Trump mostra a placa de apresentação fixada na nova sede da embaixada dos EUA, em JerusalémO presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que seu país está "totalmente comprometido" em facilitar um "acordo de paz duradouro" no Oriente Médio. O comentário foi feito em vídeo pré-gravado exibido durante cerimônia de abertura da nova embaixada americana hoje em Israel. No fim do ano passado, numa decisão que gerou revolta nos territórios palestinos e a indignação de vários líderes mundiais, Trump decidiu transferir a representação diplomática dos EUA de Tel-Aviv para Jerusalém.

Ainda na gravação, Trump disse que os EUA estendem uma "mão de amizade" a Israel e palestinos e respeitam o status quo de locais religiosos em Jerusalém.

A placa da nova embaixada dos EUA em Jerusalém foi revelada pelo Secretário de Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e por Ivanka Trump, filha do presidente americano.

Em discurso na cerimônia, Jared Kushner, marido de Ivanka e conselheiro de Trump, disse que a inauguração da embaixada mostra que os EUA "farão o que é certo" e fortalece os laços entre Washington e Israel.

Mais cedo, ao menos 37 manifestantes palestinos morreram em confrontos com militares israelenses na cerca que divide a faixa de Gaza e Israel, no dia mais letal na região desde a guerra de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação