Mundo

Bispos chilenos oferecem renúncia coletiva após escândalo de pedofilia

Ao todo, 31 bispos ativos e 3 aposentados que assinaram um documento e, assim, colocaram seus destinos nas mãos do líder religioso, que pode tanto aceitar ou rejeitar as denúncias, ou ainda atrasar uma decisão

Agência Estado
postado em 18/05/2018 16:38
O ato marca a primeira vez em toda a história que uma conferência nacional de bispos oferece renúncia coletiva
Todos os 34 bispos chilenos ofereceram suas renúncias ao papa Francisco nesta sexta-feira (18/5) em consequência dos escândalos recentes de abuso sexual e acobertamento dos crimes pela Igreja Católica chilena. O grupo anunciou sua renúncia ao final de uma reunião emergencial com o pontífice. Ao todo, 31 bispos ativos e 3 aposentados que assinaram um documento e, assim, colocaram seus destinos nas mãos do líder religioso, que pode tanto aceitar ou rejeitar as denúncias, ou ainda atrasar uma decisão.

O ato marca a primeira vez em toda a história que uma conferência nacional de bispos oferece renúncia coletiva. A questão revela a devastação que os abusos sexuais causaram à Igreja Católica no Chile.

As demissões vieram após a divulgação dos detalhes de um relatório de 2,3 mil páginas produzido pelo Vaticano sobre os casos. Nas conclusões do papa sobre o documento, ele acusa os bispos de destruir provas dos crimes, pressionar os investigadores para minimizar as acusações de abuso e de cometer "graves negligências" na proteção das crianças contra padres pedófilos.

Francisco afirma ainda que toda a hierarquia católica chilena é coletivamente responsável por "defeitos graves" no tratamento dos casos e que, por conta disso, a Igreja Católica sofreu as consequências. "Ninguém pode se eximir e colocar o problema sobre os ombros dos outros", disse o pontífice no documento, que foi divulgado pelo canal chileno T13 e confirmado como verdadeiro pelo Vaticano nesta sexta.

Em resposta, os bispos disseram que o conteúdo do documento é "absolutamente deplorável" e mostra um "abuso inaceitável de poder e consciência", assim como de abuso sexual. Eles pediram perdão às vítimas, ao papa e a todos os católicos, e também prometeram reparar os danos.

Francisco convocou todos os bispos chilenos a Roma para uma conferência depois de receber o relatório, produzido por especialistas em crimes sexuais do Vaticano que foram ao Chile para investigar e entender o problema. O documento não foi divulgado em sua totalidade, mas o papa revelou suas principais conclusões sobre o documento e as entregou aos bispos durante a reunião.

Comprovação

As descobertas do relatório são condenatórias. O papa afirmou que a apuração dos especialistas evidenciou "defeitos graves" na maneira como os casos de abuso foram tratados, com investigações superficiais ou até mesmo inexistentes, enquanto as alegações continham evidências óbvias de crimes. O resultado, disse Francisco, "criou um escândalo para os que denunciaram e para todos os que conheciam as supostas vítimas".

Em alguns casos houve "negligência grave" na proteção das crianças contra padres pedófilos pelos bispos e superiores religiosos. Esta parte se refere aos muitos casos de abuso sexual que surgiram dentro das ordens religiosas chilenas nos últimos anos, envolvendo salesianos, franciscanos e a Comunidade dos Irmãos Maristas. Alguns dos padres e irmãos das ordens foram expulsos de suas congregações por conduta imoral, mas seus casos acabaram minimizando a "gravidade absoluta dos seus atos criminosos, atribuindo a eles mera fraqueza ou lapsos morais", segundo concluiu o pontífice.

No entanto, conforme diz o papa, essas mesmas pessoas "foram então acolhidas em outras dioceses, de uma maneira obviamente imprudente, e receberam trabalhos diocesanos ou paroquiais que lhes deram contato diário com menores". Este comportamento tem sido marca registrada da crise clerical de abusos sexuais em todo o mundo, com bispos e superiores religiosos transferindo abusadores para outras paróquias ou dioceses, em vez de denunciá-los à polícia ou de lançar investigações canônicas e removê-los da igreja.

O papa acrescentou que estava "perplexo e envergonhado" pelas evidências do relatório de que houve pressão sobre as autoridades da igreja que investigavam os crimes sexuais, incluindo a destruição de documentos comprometedores. Para ele, tal comportamento mostrou "absoluta falta de respeito pelo processo canônico e, pior, práticas repreensíveis que devem ser evitadas no futuro".

;Fratura profunda;

Francisco ressaltou que o problema não se limitava a um grupo de pessoas, mas que poderia ser atribuído ao treinamento que os padres chilenos recebiam no seminário, evidenciando uma "fratura profunda" dentro da Igreja. A investigação do Vaticano, disse, continha "graves acusações contra alguns bispos e superiores que enviaram a essas instituições educacionais padres suspeitos de homossexualidade ativa".

A avaliação sobre a qualidade dos seminários sugere que um possível próximo passo seja a uma investigação completa sobre as escolas chinelas de treinamento sacerdotal. O papa Bento XVI chegou a ordenar uma investigação sobre os seminários irlandeses, depois de convocar uma conferências com todos os bispos da Irlanda para uma reunião similar em 2010.

"Os problemas dentro da comunidade da igreja não podem ser resolvidos apenas lidando com casos individuais e reduzindo-os à remoção de pessoas, embora isso tenha que ser feito", acrescentou Francisco. "Mas não é suficiente, temos que ir além disso. Seria irresponsável da nossa parte não olhar profundamente as raízes e as estruturas que permitiram que esses eventos concretos ocorressem e se perpetuassem."

Durante anos, vítimas de abuso sexual criticaram a hierarquia chilena por desacreditar suas alegações, proteger os abusadores e transferi-los, em vez de denunciá-los, além de aplicar sentenças leves.

Mudança

As conclusões do papa e o relatório, produzido pelo principal procurador sobre casos de abuso da Igreja Católica, o arcebispo Charles Scicluna, e seu assessor, monsenhor Jordi Bertomeu, dão completa credibilidade às vítimas. O papa também foi implicado no escândalo e, em suas conclusões, diz que todos os bispos chilenos eram culpados, mas apontou a si mesmo como o primeiro responsável.

Francisco inicialmente desprezou os relatos das vítimas e até mesmo de membros do seu conselho sobre abuso sexual. Em 2015, ele nomeou Juan Barros como bispo do Chile. Outros bispos se opuseram à nomeação, porque sabiam que o passado de Barros era problemático e chegaram a recomendar que ele e outros bispos renunciassem e tirassem um período sabático.

Em 2015, o papa recebeu uma carta de Juan Carlos Cruz, um dos acusadores de Barros, detalhando seus erros. O papa, durante viagem ao Chile em janeiro deste ano, enfureceu os chilenos ao dizer que as acusações contra Barros eram "calúnias" e que tinha certeza de sua inocência.

Depois do relatório de Scicluna-Bertomeu, o pontífice mudou seu posicionamento, culpando uma "falta de informação verdadeira e equilibrada" sobre o caso, e convidou os três principais denunciantes do caso ao Vaticano para pedir desculpas pessoalmente. Fonte: Associated Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação