Mundo

Rússia ameaça impor tarifas retaliatórias contra Estados Unidos

A Rússia calculou que as tarifas dos Estados Unidos de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio alcançariam quase 538 milhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 22/05/2018 14:02
putin e trumpMoscou, Rússia - A Rússia pode estabelecer tarifas retaliatórias de cerca de 540 milhões de dólares sobre produtos americanos em resposta às taxas dos Estados Unidos sobre o aço e o alumínio, de acordo com um documento apresentado por Moscou nesta terça-feira na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Rússia iniciou um desafio contra as tarifas dos Estados Unidos na OMC no mês passado, mas o documento agora as qualifica como "medidas de salvaguarda". Isso significa que, segundo as regras do comércio internacional, o país pode aplicar rapidamente tarifas sobre uma quantidade equivalente de bens americanos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, provocou temores de uma guerra comercial em março, quando decidiu impor altas tarifas sobre as importações de aço e alumínio, alegando preocupações com a segurança nacional.

A Rússia calculou que as tarifas dos Estados Unidos de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio alcançariam quase 538 milhões de dólares.

"A suspensão proposta de concessões substancialmente equivalentes (...) assume a forma de um aumento do imposto sobre produtos selecionados originários dos Estados Unidos", diz o documento russo.

Ele afirma que 30 dias de antecedência serão oferecidos. Neste período, as mercadorias estariam sujeitas ao aumento de tarifas e permaneceriam em vigor até que os Estados Unidos retirassem as taxas adicionais sobre aço e alumínio.

Embora os Estados Unidos tenham fornecido isenções temporárias das tarifas para alguns países, incluindo nações da UE e o Brasil, o aumento das taxas já entrou em vigor para a Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação