Jornal Correio Braziliense

Mundo

Diretoria de empresa russa pede demissão para evitar sanções americanas

As medidas são parte dos esforços da diretoria do grupo de alumínio Rusal para proteger os interesses da empresa e de seus acionistas

Moskau, Rússia - O grupo de alumínio Rusal anunciou nesta quinta-feira (24/5) a saída de sua diretora geral Alexandra Buriko e de sete integrantes do conselho de administração com a esperança de evitar as sanções americanas por seus vínculos com o bilionário Oleg Deripaska.

As medidas são parte dos "esforços da diretoria do grupo para proteger os interesses da empresa e de seus acionistas desde o anúncio das sanções pela OFAC", organismo vinculado ao Departamento do Tesouro responsável por aplicar as sanções econômicas internacionais impostas pelos Estados Unidos, afirma um comunicado divulgado pela Rusal.

Oleg Deripaska é visto em Washington como uma pessoa muito próxima ao presidente russo Vladimir Putin. Também fez negócios com Paul Manafort, que comandou a campanha presidencial de Trump e enfrenta acusações em parte vinculadas a negócios com empresas russas.

A Rusal representa 7% da produção mundial de alumínio.