Mundo

Coreia do Norte desmantela centro de testes nucleares

As pessoas convidadas a acompanhar a operação, afirmaram que aconteceu uma enorme explosão e era possível sentir a poeira e o calor

Agência France-Presse
postado em 24/05/2018 09:42
Seul, Coreia do Sul - A Coreia do Norte desmantelou o centro de testes nucleares do país, informaram os meios de comunicação convidados a acompanhar a operação, uma ação apresentada pelo regime norte-coreano como gesto de boa vontade antes de uma possível reunião de cúpula com os Estados Unidos.

Pyongyang anunciou a intenção de desmantelar "completamente" a instalação de Punggye-ri, na região nordeste do país, e convidou vários jornalistas a observar a operação.

"Aconteceu uma enorme explosão, era possível sentir a poeira e o calor. Foi extremamente forte", afirmou Tom Cheshire, jornalista do canal Sky News, que estava entre os convidados à cerimônia, ao site da emissora britânica.

A agência de notícias Yonhap, que citou um grupo de repórteres da Coreia do Sul, informou que foram ouvidas múltiplas explosões ao longo do dia, das 11H00 locais (0H00 de Brasília) até as 16H17.

Punggye-ri foi o cenário dos seis testes nucleares da Coreia do Norte, incluindo o mais recente e mais potente, em setembro do ano passado, que Pyongyang revelou ter sido executado com uma bomba H.

Os analistas estão divididos se esta demolição tornará o local inutilizável. Os céticos afirmam que o local resistiu a seis testes nucleares e alegam que poderia ser reconstruído rapidamente em caso de necessidade.

A Coreia do Norte não convidou observadores independentes do exterior.

Mas outros analistas consideram que o fato de a Coreia do Norte ter aceitado destruir a instalação sem condições prévias, nem pedir algo em troca a Washington, sugere que o regime está seriamente comprometido com a mudança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação