Mundo

Coreia do Norte afirma que ainda está aberta a dialogar com os EUA

O governo norte-coreano qualificou a atitude de Trump, ao cancelar a cúpula com Kim Jong-un, como extremamente lamentável

Agência France-Presse
postado em 25/05/2018 08:45
trump e kimSeul, Coreia do Sul - A Coreia do Norte afirmou nessa sexta-feira (25/5) que ainda estava disposta a dialogar com os Estados Unidos depois de o presidente americano, Donald Trump, cancelar uma reunião de cúpula entre os dois países, uma decisão que Pyongyang qualificou de "extremamente lamentável".

"O repentino anúncio do cancelamento da reunião foi inesperado para nós e só podemos considerá-lo extremamente lamentável", declarou Kim Kye Gwan, primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, em um comunicado publicado pela agência oficial KCNA.

"Reiteramos aos Estados Unidos a nossa disposição de nos sentar frente a frente a qualquer momento para resolver o problema", acrescentou Kim.

O presidente americano, Donald Trump, informou mais cedo o cancelamento da cúpula prevista para junho com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, alegando a "hostilidade aberta" por parte do regime de Pyongyang e advertiu o regime que evite eventuais "atos irresponsáveis".

Em carta dirigida a Kim, Trump anunciou que não iria à reunião prevista para 12 de junho em Singapura, depois do que a Casa Branca chamou de uma "série de promessas descumpridas" por parte da Coreia do Norte.

Em sua declaração nesta sexta-feira, o primeiro vice-ministro das Relaciones Exteriores Kim afirmou que o líder norte-coreano estava se preparando para a reunião.

"[Kim Jong Un] também disse que uma reunião com o presidente Trump poderia representar um bom começo e dedicou esforços para prepará-los", declarou o alto funcionário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação