Mundo

Trump celebra reação da Coreia do Norte ao cancelamento de cúpula com Kim

"É uma notícia muito boa receber um caloroso e produtivo comunicado da Coreia do Norte", tuitou Trump

Agência France-Presse
postado em 25/05/2018 11:07
trumpWashington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, comemorou nesta sexta-feira (25/5) a resposta da Coreia do Norte à sua decisão de suspender uma histórica cúpula marcada para dia 12 próximo, depois que o regime de Kim Jong-un manifestou sua disposição de conversar "a qualquer momento".

"É uma notícia muito boa receber um caloroso e produtivo comunicado da Coreia do Norte", tuitou Trump, um dia depois de sua surpreendente decisão de cancelar as conversas por causa da "hostilidade" atribuída a Pyongyang.

"Logo veremos para onde vamos. Vamos esperar que para uma longa e duradoura prosperidade e paz. Apenas o tempo (e o talento) dirão", acrescentou.

Pyongyang reagiu comedidamente ao cancelamento, anunciado no mesmo dia em que a Coreia do Norte declarou ter desmantelado "completamente" seu único sítio conhecido de testes nucleares.

O primeiro-vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Kim Kye Gwan, classificou nesta sexta como "extremamente lamentável" a decisão de Trump, mas deixou uma porta aberta ao diálogo, reiterando que Pyongyang está disposta a sentar "cara a cara, em qualquer momento e de qualquer forma para resolver o problema".

A cúpula de Cingapura teria sido a primeira entre um presidente americano em exercício e um membro da dinastia Kim, coroando um inédito período de aproximação, mas se anunciava complicada.

Washington exige uma "desnuclearização completa, verificável e irreversível" da Coreia do Norte. Pyongyang deixou claro, porém, que não renunciará a seu arsenal nuclear, enquanto não se sentir segura diante do que considera uma agressão americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação