Mundo

Ted Dabney, cofundador da empresa de jogos Atari, morre aos 81 anos

O falecimento foi anunciado em uma mensagem publicada no sábado no Facebook por Leonard Herman

Agência France-Presse
postado em 01/06/2018 06:56
Ted Dabney (E) ao lado da máquina de jogo Pong

San Francisco, Estados Unidos - O cofundador da Atari Samuel "Ted" Dabney, que ajudou a criar o famoso jogo "Pong", morreu aos 81 anos em sua casa na região norte da Califórnia.

O falecimento foi anunciado em uma mensagem publicada no sábado no Facebook por Leonard Herman. "Descansa em paz querido amigo", escreveu Herman sobre Dabney. "Seu legado viverá por muito tempo", completou.

O jornal New York Times citou a esposa de Dabney, que confirmou a morte do marido, vítima de câncer, no dia 26 de maio.

Engenheiro eletrônico, Dabney fundou em 1972 a empresa Atari com Nolan Bushnell e no fim do mesmo ano o jogo "Pong" começou a ser vendido. "Pong" era um jogo digital de tênis de mesa. Os jogadores utilizavam alavancas para deslizar as raquetes na tela.

O jogo se tornou um fenômeno, com máquinas de moedas em bares e centros comerciais.

"Ted Dabney, que perdemos no sábado, projetou o incrível, verdadeiramente genial circuito por trás de ;Computer Space; e ;Pong,;, que verdadeira e diretamente tem seus belos tentáculos em cada pixel que você verá", escreveu no Twitter o famoso designer Jonathan Seamus Blackley.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação