Mundo

Pedro Sánchez, o triunfo da obstinação pelo poder na Espanha

Liderando uma onda de indignação pela condenação judicial do Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy em uma caso de corrupção, este ex-professor de Economia, de 46 anos, viu sua obstinação ser recompensada

Agência France-Presse
postado em 01/06/2018 10:42
O socialista Pedro Sánchez
Madri, Espanha - Derrotado nas últimas duas eleições e depois expulso da liderança de seu partido antes de voltar pela porta da frente, o socialista Pedro Sánchez saiu triunfante de uma última e arriscada aposta que o levou ao poder na Espanha.

Liderando uma onda de indignação pela , o ex-professor de Economia, de 46 anos, viu sua obstinação ser recompensada, conseguindo os apoios para aprovar nesta sexta-feira uma moção de censura que tirou o líder conservador da Presidência do governo.

"Abre-se um novo tempo na política espanhola (...) e estendo a mão a todos os grupos parlamentares", disse Sánchez nesta sexta, pouco antes de o Congresso empossá-lo no lugar de Rajoy.

"Rajoy já faz parte de um tempo passado, o qual este país está prestes a virar a página, e o que convém à Espanha é olhar para o futuro sem medo", manifestou ele na quinta-feira, ao expor seu plano de governo.

"A sorte lhe deu a chance de poder desempenhar um papel central", afirmou o cientista político Fernando Vallespín, da Universidade Autônoma de Madri, para quem Sánchez fez "uma aposta mais do que arriscada" e "um pouco desesperada".

Uma jogada decidida também no momento em que o Partido Socialista se encontrava "muito afastado da linha de frente da discussão política", ocupada pelo PP, pelos liberais do Cidadãos e pela esquerda radical do Podemos, acrescenta o especialista.

Retorno pela porta da frente

Com apenas 84 cadeiras de 350 na Câmara Baixa, Sánchez, que não é deputado, viu-se obrigado a formar uma coalizão pela moção de censura com a esquerda radical do Podemos, os separatistas catalães e os nacionalistas bascos.

Uma maioria tachada como "coalizão Frankenstein" pelo PP, e que antecipa um governo muito instável e que pode encurtar a permanência de Sánchez no Palácio da Moncloa.

O líder socialista pretende adotar medidas sociais rapidamente para "impulsionar a popularidade do PSOE", indica Antonio Barroso, analista do gabinete Teneo Intelligence, para chegar fortalecido a eleições antecipadas, nas quais as pesquisas davam o Cidadãos como ganhador.

"É um político audacioso e não excessivamente reflexivo e que pensa mais em termos de curto prazo", aponta Vallespín.
Liderando uma onda de indignação pela condenação judicial do Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy em uma caso de corrupção, este ex-professor de Economia, de 46 anos, viu sua obstinação ser recompensada

Nascido em 29 de fevereiro de 1972 em Madri, cresceu em uma família de boas condições, de pai empresário e mãe funcionária pública. Ao mesmo tempo que dedicava muitas horas ao basquete (mede 1,90 m), estudou Economia, primeiro em sua cidade e, depois, em Bruxelas.

Amante da política desde jovem, segundo seus companheiro de classe, foi vereador em Madri de 2004 a 2009, quando se tornou deputado, e sua carreira decolou.

Em 2014, foi o primeiro líder do PSOE a ser eleito pelos militantes, mas seu enfraquecido partido chegou atrás de Rajoy nas eleições de dezembro de 2015. Tentou formar governo com os partidos emergentes Podemos e Cidadãos, mas a iniciativa naufragou.

Nas eleições em junho de 2016, o PSOE registrou seu pior resultado desde o restabelecimento da democracia espanhola em 1977. Sánchez foi defenestrado por uma rebelião interna de seu partido, que o culpava pelos maus resultados nas urnas.

Voltou em grande estilo em maio de 2017, quando os militantes lhe devolveram a liderança do partido.

Um ;Judas; para a direita

Embora tenha feito uma frente comum com Rajoy nos últimos meses contra a tentativa separatista na Catalunha, Sánchez será lembrado pelo PP como aquele que conseguiu derrubar um chefe de governo que sobreviveu a inúmeras crises prévias.

Sánchez "entrará para a história da Espanha como o Judas da política", disse recentemente Fernando Martínez-Maillo, número três da sigla conservadora.

Rajoy, agora chefe da oposição, criticou-o na quinta-feira, no Câmara dos Deputados, por realizar um "exercício de oportunismo a serviço de uma ambição pessoal".

Denunciando um "líder devorado pela ambição", o jornal "El Mundo" publicou na quarta-feira uma charge, na qual ele aparece praticando seu discurso diante de um espelho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação