Mundo

Presidente afegão anuncia cessar-fogo para fim do Ramadã

O cessar-fogo começará na segunda-feira, 27º dia do Ramadã, e continuará até o quinto dia do Eid al-Fitr, que cairá, provavelmente, em 15 de junho

Agência France-Presse
postado em 07/06/2018 07:29
O cessar-fogo começará na segunda-feira, 27º dia do Ramadã, e continuará até o quinto dia do Eid al-Fitr, que cairá, provavelmente, em 15 de junho
Cabul, Afeganistão - O presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou um cessar-fogo temporário, nesta quinta-feira (7/6), por ocasião das festividades do Eid al-Fitr, que marcam o fim do Ramadã - de acordo com mensagem publicada em sua conta no Twitter.

O cessar-fogo começará na segunda-feira, "27; dia do Ramadã, e continuará até o quinto dia do Eid al-Fitr", que cairá, provavelmente, em 15 de junho, uma sexta-feira, acrescenta.

O chefe de Estado afegão explicou que essa decisão, inédita, é uma resposta "à fatwa histórica dos ulemás afegãos". Na última segunda-feira (4/6), eles decretaram que o terrorismo é contrário ao Islã.

[SAIBAMAIS]Reunidos em Cabul em uma Loya Jirga (grande assembleia, em língua pastun), milhares de dignitários religiosos de 34 províncias publicaram um decreto que declara que "os ataques suicidas e as explosões são contrários à lei e (são) um pecado grave".

"As guerras em curso no Afeganistão não têm qualquer fundamento. As únicas vítimas são os afegãos. Não têm qualquer valor religioso, ou humano", afirma o texto, acrescentando que "apoiá-las, ou financiá-las, é contrário à sharia", a lei islâmica.

Ghani propôs a paz aos talibãs no final de fevereiro, mas os insurgentes não responderam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação