Mundo

Canadá impõe novas sanções contra a Venezuela

Com o Canadá, os Estados Unidos e a União Europeia adotaram sanções contra altos funcionários venezuelanos

Agência France-Presse
postado em 08/06/2018 17:52

O Canadá anunciou, nesta quarta-feira (6/6), novas sanções contra aliados do presidente venezuelano Nicolás Maduro, inclusive sua esposa, em resposta às eleições presidenciais "ilegítimas e antidemocráticas" do último domingo, 3/6.

[SAIBAMAIS]As eleições, que deram a reeleição a Maduro, foram boicotadas pela opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) e não reconhecidas pela União Europeia, por 13 países da América Latina e pelos Estados Unidos, que as denunciaram como uma "farsa".

O Canadá também rejeitou o resultado "fraudulento" e, com seus aliados do G7, pediu para Maduro convocar novas "eleições livres e justas", libertar todos os presos políticos e restaurar a autoridade da Assembleia Nacional, controlada pela oposição.

"Essas sanções enviam uma mensagem clara de que o comportamento antidemocrático do regime de Maduro tem consequências", disse a chanceler canadense, Chrystia Freeland, em um comunicado.

As 14 pessoas afetadas pelas novas sanções incluem a esposa de Maduro, Cilia Flores, e outros membros de seu entorno: legisladores, autoridades eleitorais e judiciais.

As sanções anteriores foram dirigidas contra Maduro e mais de uma dúzia de altos funcionários que, segundo Ottawa, tiveram um papel na "deterioração da democracia" na Venezuela.

Com o Canadá, os Estados Unidos e a União Europeia adotaram sanções contra altos funcionários venezuelanos, e nesta semana o bloco europeu se comprometeu a impor "rapidamente" novas medidas restritivas em resposta às eleições presidenciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação