Mundo

Ex-chefe de campanha de Trump é alvo de nova acusação

Paul Manafort, está a espera de seu julgamento por lavagem de dinheiro, fraude fiscal e bancária e lobbying ilegal

Agência France-Presse
postado em 08/06/2018 19:07
O ex-chefe de campanha de Donald Trump Paul Manafort
O ex-chefe de campanha de Donald Trump Paul Manafort, à espera de seu julgamento por lavagem de dinheiro, fraude fiscal e bancária e lobbying ilegal, como parte da investigação sobre a interferência da Rússia na eleição presidencial de Estados Unidos, foi denunciado nesta sexta-feira, 8/6, de obstrução à justiça.

[SAIBAMAIS]Junto com ele também foi denunciado um de seus ex-colaboradores próximos, um russo chamado Konstantin Kilimnik, segundo a denúncia assinada pelo procurador especial Robert Mueller.

Os dois homens são suspeitos %u200B%u200Bde tentar de subornar duas testemunhas nesta investigação sobre suas atividades nas eleições de 2016.

Os supostos fatos levaram Mueller a solicitar a revogação da liberdade condicional outorgada a Manafort, ou pelo menos o endurecimento de seu controle judicial. Na próxima semana haveria uma audiência junto ao juiz sobre este tema.

Segundo a denúncia, Manafort, Kilimnik e outros encabeçaram uma campanha de lobbying a favor do governo do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovych, com o apoio de Moscou. Esta operação incluiu o pagamento de mais de dois milhões de euros a ex-funcionários europeus.

Manafort, que nega as acusações, deve comparecer em dois julgamentos separados, em julho e setembro.

A investigação sobre a interferência russa na campanha presidencial dos Estados Unidos entrou em seu segundo ano e continua pesando sobre a presidência de Trump, que regularmente denuncia uma "caça às bruxas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação