Mundo

Indiana boicota campeonato de xadrez no Irã pela obrigação do uso do véu

Desde a revolução islâmica de 1979 o Irã obriga as mulheres a utilizar o véu nos espaços públicos

Agência France-Presse
postado em 13/06/2018 07:48
Mulher de costas, com véu
Nova Délhi, Índia - A indiana Soumya Swaminathan, ex-campeã mundial de xadrez na categoria juvenil, anunciou que não disputará um campeonato da modalidade no Irã para protestar contra a obrigação do uso do véu islâmico.

Swaminathan afirmou que o código de vestimenta do Campeonato de Xadrez da Ásia, em julho, viola seus direitos. "Eu considero a lei iraniana que torna compulsório o uso do véu uma violação direta dos meus direitos humanos básicos, incluindo meu direito à liberdade de expressão e meu direito à liberdade de pensamento, consciência e religião", disse.

"Diante das atuais circunstâncias, parece que a única forma de proteger meus direitos é não viajar ao Irã", escreveu a enxadrista de 29 anos em sua página do Facebook.

Em 2016 a campeã americana de xadrez Nazi Paikidze-Barnes boicotou o Mundial em Teerã por se recusar a usar o hijab.

Em 2017, a Federação de Xadrez do Irã proibiu Dorsa Derakhshani de participar de competições sem o véu. Agora ela defende os Estados Unidos.

Desde a revolução islâmica de 1979 o Irã obriga as mulheres a utilizar o véu nos espaços públicos. Swaminathan é a 97; colocada no ranking mundial e a quarta melhor indiana nesta classificação. O Campeonato de Xadrez da Ásias será disputado de 27 de julho a 4 de agosto em Hamadan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação