Mundo

Embarcação de imigrantes muda de rumo pelas más condições do mar

Com 629 imigrantes a bordo, a embarcação Aquarius e dois navios italianos navegam em direção à Valencia, no leste da Espanha

Agência France-Presse
postado em 14/06/2018 08:55
embarcação com imigrantesRoma, Itália - A embarcação humanitária "Aquarius" e os dois navios italianos que o acompanham, com 629 imigrantes a bordo, mudaram de rumo, devido ao estado do mar, e navegam agora próximo à costa da Sardenha - informou a ONG SOS Mediterrâneo nesta quinta-feira (14/6).

"O ;Dattilo;, barco da Guarda Costeira italiana que guia nosso comboio, decidiu mudar de itinerário. O ;Aquarius; navegará ao longo da costa leste da Sardenha para evitar o mau tempo e preservar os passageiros doentes e exaustos, de uma situação insustentável", indicou no Twitter esta ONG francesa que fretou o "Aquarius".

A ONG não disse se o comboio continua tendo o porto de Valencia (leste da Espanha) como destino. Este novo itinerário alargaria o trajeto previsto para chegar à cidade espanhola.

O comboio passaria, assim, perto da ilha francesa da Córsega, cujas autoridades locais haviam oferecido acolher esses imigrantes antes de a Espanha ter sido escolhida como destino.

O grupo foi socorrido no mar, frente à costa líbia, entre sábado e domingo, mas ficou parado a cerca de 30 milhas da costa maltesa pela rejeição de Itália e Malta a lhes abrir seus portos.

Parte deles foi transferida para os dois navios italianos que acompanham o "Aquarius".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação