Mundo

Coreia do Sul condena ex-diretores do serviço de espionagem por suborno

Os três ex-diretores teriam subornado a ex-presidente Park Geun-hye com milhões de dólares de fundos públicos

Agência France-Presse
postado em 15/06/2018 08:31
ex-diretoresSeul, Coreia do Sul - Três ex-diretores do serviço de inteligência da Coreia do Sul foram condenados a penas de prisão por terem subornado a ex-presidente Park Geun-hye com milhões de dólares de fundos públicos.

Os três ex-diretores eram acusados de pagar um total de 3,5 bilhões de wons (3,2 milhões de dólares) a Park quando cada um deles atuou como chefe do Serviço de Inteligência Nacional (NIS) sob sua presidência, entre 2013 e 2016.

"Os fundos de atividades especiais do NIS devem ser gastos para obter informação de inteligência", afirmou o tribunal do distrito central de Seul em sua decisão.

Dois acusados, Lee Byung-kee e Lee Byung-ho, foram condenados a três anos e meio de prisão.

O terceiro, Nam Jae-Joon, recebeu uma sentença de três anos de prisão. Nam já está detido desde que foi condenado a uma pena de 42 meses por obstruir uma investigação do Ministério Público sobre a interferência do NIS nas eleições presidenciais de 2012.

A Promotoria também solicitou na quinta-feira mais de 12 anos de prisão para Park por aceitar os fundos do NIS como suborno.

A ex-presidente cumpre atualmente uma pena de 24 anos de prisão e recebeu uma multa de milhões de dólares por subornos e abuso de poder em um caso que provocou sua destituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação