Agência France-Presse
postado em 15/06/2018 12:40

"O novo primeiro-ministro italiano é excelente. Tive a oportunidade de conhecê-lo. É muito firme com a imigração, como eu. Parece que ser firme em matéria de imigração faz você ganhar hoje em dia", disse Trump, em uma entrevista improvisada à Fox News nos jardins da Casa Branca.
Conte foi eleito para presidir o Conselho italiano pelos líderes dos partidos que ganharam as eleições de março: o Movimento Cinco Estrelas (M5S, antissistema) e a Liga (extrema direita). Fez sua estreia internacional no G7 na semana passada, em Québec, onde Trump o felicitou por sua "grande vitória".
"Acabo de conhecer o novo primeiro-ministro italiano, um cara genial. Logo será recebido com honras na Casa Branca. Fará um bom trabalho. Os italianos escolheram bem", tuitou Trump no sábado.
Conte aproveitou o G7 para discutir a crise migratória com seus homólogos europeus. O presidente do Conselho italiano quer reformar o Acordo de Dublin, que determina a responsabilidade dos pedidos de asilo ao primeiro país, no qual a pessoa se registra. Segundo Roma, essa regra impõe uma carga desproporcional aos países mediterrâneos.