Mundo

Presidente eleito da Colômbia pressionará Venezuela por 'eleições livres'

O direitista de 41 anos assumirá o poder em 7 de agosto depois de derrotar a esquerda no segundo turno de domingo, 17/6

Agência France-Presse
postado em 19/06/2018 19:36
O direitista de 41 anos assumirá o poder em 7 de agosto depois de derrotar a esquerda no segundo turno de domingo, 17/6
O presidente eleito da Colômbia, Iván Duque, anunciou nesta terça-feira (19/6) que pressionará diplomaticamente para que a "Venezuela faça uma transição para eleições livres", depois de chamar de "ditadura" ao governo de Nicolás Maduro.

[SAIBAMAIS]O direitista de 41 anos, que assumirá o poder em 7 de agosto depois de derrotar a esquerda no segundo turno de domingo, questionou a reeleição de Maduro em 20 de maio e o acusou de tentar "calar" seus adversários políticos.

"O que vimos Venezuela, além das eleições que foram abertamente manipuladas e que levou muitos países não reconheçam seus resultados (...), nos reafirma na ideia de continuar buscando uma estratégia articulada, multilateral, de maneira diplomática para que a Venezuela faça uma transição para eleições livres", afirmou.

Em declarações à imprensa, Duque denunciou a suposta intenção de Maduro de prender a opositora María Corina Machado, em meio às libertações promovidas pelo presidente venezuelano de pessoas acusadas de "violência política".

Desde o dia 1 de junho foram libertados pelo menos 123 presos, entre eles o ex-prefeito Daniel Ceballos, o general aposentado Ángel Vivas e o deputado Gilber Caro.

"Acho vergonhoso o que estamos vendo, que é a ditadura de Nicolás Maduro perseguindo agora para levar a líder María Corina Machado à prisão. Essa é uma forma de calar as vozes da oposição", disse Duque, que pediu a "libertação dos presos políticos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação