Mundo

Resultados parciais apontam ampla vitória de Erdogan na Turquia

Com 50,3% dos votos apurados, Erdogan liderava com 56,5%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, com 28,6%

postado em 24/06/2018 17:16
Com 50,3% dos votos apurados, Erdogan liderava com 56,5%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, com 28,6%Os primeiros resultados parciais das eleições presidenciais deste domingo (24) na Turquia apontam uma ampla vitória do atual mandatário, Recep Tayyip Erdogan, informou a agência de notícias semiestatal Anadolu.

Com 50,3% dos votos apurados, Erdogan liderava com 56,5%, seguido pelo social-democrata Muharrem Ince, com 28,6%. Os números diferem muito dos divulgados simultaneamente pela plataforma Adil Seçim, formada por partidos de oposição, que mostram que Erdogan tinha 43% dos votos, contra 34% de Ince.

Ince tinha advertido a seus eleitores poucos depois do fechamento das urnas para que não se impressionassem com os primeiros resultados, porque, segundo ele, as autoridades sempre divulgam primeiro os de municípios que costumam apoiar Erdogan.

Cerca de 56 milhões de pessoas estavam convocadas para ir às urnas hoje e votar para presidente e deputados. O pleito é considerado chave por abrir caminho para a implementação da reforma constitucional aprovada em 2017, que outorga todos os poderes executivos ao chefe do Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação