Mundo

Vice-presidente dos EUA se empenha em apoiar imigrantes venezuelanos

Pence se reuniu com o presidente Temer no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (26/6)

Rodolfo Costa , Rodrigo Craveiro
postado em 26/06/2018 15:06

O vice-presidente dos Estados Unidos, Michael Pence

O vice-presidente dos Estados Unidos, Michael Pence, mostrou preocupação com a situação dos refugiados venezuelanos. Em reunião no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer nesta terça-feira (26), ele disse que nesta quarta (27) ele e a mulher, a segunda-dama norte-americana, Karen Pace, vão se se encontrar com imigrantes venezuelanos para prestar apoio.

A reunião entre ambos no Planalto durou cerca de 1h. O encontro se estende nesta tarde no Itamaraty, onde almoçarão com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A imprensa acompanhou a conversa por cinco minutos. Neste período, Pence comentou sobre a crise na Venezuela e parabenizou o governo de Temer pelos esforços fiscais feitos para a retomada da economia.

Ao vice-presidente dos EUA, Temer pediu a torcida norte-americana à Seleção Brasileira na Copa do Mundo. ;Quero dizer ao senhor que o assunto aqui no Brasil, no momento, é Copa do Mundo, que está tomando todas as atenções. E nós estamos muito envolvidos nisso. Sei que os EUA não estão participando, mas certa e seguramente há muitos apaixonados e fãs do futebol. E espero que os senhores possam até, se o Brasil chegar à final, torcer pelo nosso país;, disse o emedebista.

Aos risos, Pence afirmou que os EUA torcerão ;hoje e amanhã; pelo Brasil no torneio esportivo. O vice-presidente dos EUA celebrou a forte amizade entre as ;duas maiores democracias; das Américas. Ele ressaltou que o relacionamento entre os dois países vai além das gerações. ;Nós acreditamos que estamos juntos em mútua promoção da liberdade, segurança, mas também estamos unidos em laços econômicos;, destacou.

O diálogo entre os dois terminou com Temer destacando a inspiração da Constituição brasileira na Carta Magna norte-americana. É interessante que e;um vínculo que começa lá atrás. Tudo começou em 1891, quando fizemos a primeira Constituição republicana. Tínhamos figuras exponenciais que se inspiraram não só no documento da independência americana, de 1776, como na constituição americana de 1877. Os princípios básicos incorporados ao direito brasileiro já naquela época eram todos os princípios da constituição americana;, declarou o emedebista.

Os dois não tocaram na situação das 51 crianças brasileiras que estão afastadas dos pais, em abrigos. Mas esse é um assunto que não fugirá da pauta. O presidente, no entanto, tocará no assunto de maneira comedida, sem a intenção de demonstrar uma intromissão nas legislações norte-americanas. O emedebista vai esclarecer que o Brasil prestará todos os recursos e meios necessários para que, se possível, brasileiros possam retornar ao país. Mas deixará claro o pedido para que, pelo menos, as crianças possam permanecer com os pais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação