Mundo

Refugiados começam a voltar para a Síria pela fronteira do Líbano

Diante da diminuição dos combates em alguns lugares da Síria, as autoridades libanesas aumentaram seus pedidos aos refugiados para que voltem para as zonas estabilizadas sírias

Agência France-Presse
postado em 28/06/2018 07:54
[FOTO1185660]
Arsal, Líbano - Centenas de refugiados sírios começaram, nesta quinta-feira (28/6), a retornar para seu país pela localidade fronteiriça libanesa de Arsal, no âmbito de uma operação coordenada entre as autoridades de Beirute e de Damasco.

Diante da diminuição dos combates em alguns lugares da Síria, as autoridades libanesas aumentaram seus pedidos aos refugiados para que voltem para as zonas estabilizadas sírias.

[SAIBAMAIS]Pequeno país de quatro milhões de habitantes, o Líbano recebeu pelo menos um milhão de refugiados da vizinha Síria, devastada por uma guerra sangrenta desde 2011.

Apenas Arsal abriga 36.000 deslocados sírios, segundo o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A maioria procede de localidades sírias situadas do outro lado da fronteira.

Cerca de 400 deles voltarão para suas casas nesta quinta-feira em um primeiro grupo, segundo o chefe da segurança libanesa, Abas Ibrahim, que organiza os retornos.

Durante a manhã, podia-se ver mulheres e crianças sorrindo em ônibus, tratores e carros no subúrbio de Wadi Hmeid, na periferia de Arsal, antes da viagem para a fronteira da Síria.

A guerra na Síria já deixou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados em sete anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação