Jornal Correio Braziliense

Mundo

Merkel enfrenta dia chave para seu futuro na questão migratória

Partido bávaro CSU deve dizer ainda neste domingo se concorda ou não com as propostas da chanceler

Berlim, Alemanha - A chanceler alemã, Angela Merkel, espera resolver neste domingo (1;/7) a grave crise política que ameaça seu futuro, graças ao endurecimento da política de recepção de migrantes a nível nacional e europeu.

"Último ato", afirma o jornal Süddeustche Zeitung antes das reuniões cruciais neste domingo entre a ala mais conservadora da coalizão de governo, o partido bávaro CSU, e o partido democrata-cristão da chanceler, a CDU.

A CSU, que considera muito permissiva a política migratória de Merkel, comunicará no fim da tarde se considera ou não suficientes as medidas propostas pela chanceler em termos de asilo.

O ministro do Interior e líder dos conservadores bávaros, Horst Seehofer, ameaçou ordenar no início de julho, contra a opinião de Merkel, a expulsão dos migrantes registrados em outro país da União Europeia (UE).

A polêmica com a CSU acontece apesar da queda considerável no número de migrantes desde 2015, quando a Alemanha recebeu quase 900 mil demandantes de asilo.

Se o ministro do Interior tentar impor a expulsão de migrantes, Merkel seria obrigada a demiti-lo, o que provocaria o fim do governo de coalizão e a provável convocação de eleições antecipadas.

A chanceler sempre rejeitou que a Alemanha adote decisões sobre migração de forma unilateral, pelo temor de colocar em perigo a coesão europeia.

Mas Angela Merkel, que nunca teve uma posição tão frágil como nas últimas semanas, cumpriu amplamente com as exigências da CSU, oferecendo uma série de medidas nacionais e negociando um acordo europeu restritivo durante a última reunião de cúpula da UE.

As medidas poderiam encerrar o confronto entre a governante alemã e a os conservadores bávaros.