Jornal Correio Braziliense

Mundo

Trump está 'ansioso' para encontrar novo presidente do México, diz Bolton

Política entre os dois países passa por momento delicado por conta de políticas imigratórias e do Nafta

Washington, EUA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, espera "ansioso" pelo encontro com o novo presidente do México que for eleito neste domingo (1;/7) - afirmou o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton.

O candidato esquerdista do Partido Morena, Andrés Manuel López Obrador, aparece como favorito nas pesquisas, com mais de 20 pontos à frente de seus oponentes Ricardo Anaya e José Antonio Meade.

Trump "vai ter que nos respeitar", disse López Obrador, diante da possibilidade de sua vitória.

"Acho que o presidente Trump seguirá o mesmo padrão que usou com outros líderes estrangeiros. Vai esperar ansioso para se reunir com ele", declarou Bolton ao canal Fox News.

"Ter os dois líderes reunidos pode gerar alguns resultados surpreendentes", acrescentou.

O futuro presidente do México tem uma série de temas a resolver com o governo Trump. Estão na pauta a política anti-imigração - que levou à separação de pais e filhos, sendo mais de duas mil crianças, após cruzarem a fronteira entre ambos os países -, a promessa do presidente americano de fazer o México pagar por um muro fronteiriço, ou a renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), junto com Canadá, entre outros tópicos.