Mundo

Esquerdista López Obrador vence eleição presidencial no México

Mexicanos foram neste domingo às urnas

Agência France-Presse
postado em 01/07/2018 22:20
Mexicanos foram neste domingo às urnas

México - Andrés Manuel López Obrador, candidato da coalizão de esquerda Movimento Regeneração Nacional (Morena), foi eleito neste domingo para a presidência do México com mais de 40% dos votos, segundo projeções dos institutos de pesquisas baseadas na boca de urna.

O instituto Consulta Mitofsky atribui a López Obrador entre 43% e 49% dos votos, o jornal El Financiero, 49%, e o Gabinete de Comunicação Estratégica, 43,2%, o que representa mais de 20 pontos de vantagem sobre Ricardo Anaya, da coalizão conservadora apoiada por parte da esquerda, e de José Antonio Medade, do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Meade foi o primeiro a reconhecer a vitória do candidato da esquerda ao declarar que "as tendências não nos favorecem" e que "Andrés Manuel López Obrador foi quem obteve a maioria...".

"Pelo bem do México, desejo que ele tenha o maior sucesso", disse Meade em seu QG de campanha, após a divulgação das projeções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação