Publicidade

Correio Braziliense

Após vitória avassaladora, López Obrador clama por reconciliação no México

No discurso, López Obrador disse que o dia era histórico para o México, clamou pela reconciliação do país e prometeu mudanças profundas


postado em 02/07/2018 08:02

(foto: Alfredo Estrella/AFP)
(foto: Alfredo Estrella/AFP)

 
O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, fez um rápido discurso na noite deste domingo (1°/7), logo após o Instituto Nacional Eleitoral divulgar projeções das apurações que confirmam uma vitória avassaladora do esquerdista nas eleições realizadas ao longo do dia. 

No discurso, López Obrador disse que o dia era histórico para o México, clamou pela reconciliação do país e prometeu mudanças profundas, mas com respeito às garantias individuais e à propriedade privada. O presidente eleito também disse que vai respeitar a autonomia do Banco do México (o banco central do país) e atuar com rigor fiscal. 

O pronunciamento de López Obrador ocorreu logo após o Instituto Nacional Eleitoral informar que ele terá, ao final da apuração, entre 53% e 53,8% dos votos, de acordo com projeções feitas a partir das urnas que já foram contabilizadas. Em segundo lugar ficará o conservador Ricardo Anaya, com 22,1% a 22,8% dos votos, segundo a mesma estimativa. O também direitista José Antonio Meade obterá entre 15,7% e 16,3%. 

O atual presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, informou ter congratulado López Obrador pela vitória.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade