Mundo

Trump afirma que conversas com Coreia do Norte vão bem

"Enquanto isso, sem lançamento de foguetes, ou testes nucleares em 8 meses", tuitou o presidente americano

Agência France-Presse
postado em 03/07/2018 10:36
trump e kimWashington, Estados Unidos - O presidente americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira (3) que as conversas com a Coreia do Norte estão fazendo progresso e se vangloriou de ser pessoalmente responsável por evitar um conflito com um país detentor de armas nucleares.

"Muitas boas conversas com a Coreia do Norte - estão indo bem! Enquanto isso, sem Lançamento de Foguetes, ou Testes Nucleares em 8 meses. Toda Ásia está emocionada. Apenas o Partido da Oposição, que inclui as Fake News, está reclamando. Se não fosse eu, estaríamos em guerra agora com a Coreia do Norte", tuitou.

Trump teve uma cúpula histórica com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em 12 de junho em Singapura, durante a qual conversaram sobre a desnuclearização da península coreana. Resta estabelecer um calendário e as modalidades concretas para o desmantelamento do arsenal nuclear norte-coreano.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, viajará para a Coreia do Norte de 5 a 7 de julho para acompanhar o diálogo sobre esses assuntos.

Nos últimos dias, citando várias fontes anônimas, a imprensa americana noticiou que os serviços de Inteligência tinham informações de que Pyongyang estaria tentando esconder parte de seu arsenal nuclear.

Ontem, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, negou-se a confirmar essas revelações.

"Acho que um certo número de coisas aconteceu. Primeiro, não vimos um lançamento de mísseis nos últimos oito meses. Não vimos explosões nucleares. E, mais uma vez, essas conversas podem continuar evoluindo", indicou a porta-voz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação