Mundo

Índia pede ação do WhatsApp contra boatos que provocam linchamentos

Mais de 20 pessoas morreram nos últimos dois meses na Índia, vítimas de notícias falsas que viralizaram sobre a suposta presença de sequestradores de crianças

Agência France-Presse
postado em 04/07/2018 08:06
Mais de 20 pessoas morreram nos últimos dois meses na Índia, vítimas de notícias falsas que viralizaram sobre a suposta presença de sequestradores de crianças
Nova Délhi, Índia - O governo da Índia pediu ao serviço de mensagens WhatsApp uma ação imediata para acabar com a propagação de rumores falsos que motivaram uma onda de linchamentos no país.

Mais de 20 pessoas morreram nos últimos dois meses na Índia, vítimas de notícias falsas que viralizaram sobre a suposta presença de sequestradores de crianças.

Os ataques, que geralmente são dirigidos contra forasteiros, deixam as autoridades em uma situação muito difícil. As campanhas de sensibilização e as declarações públicas têm um alcance limitado até o momento.

[SAIBAMAIS]Em um comunicado, o ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação expressou à direção do WhatsApp sua "profunda desaprovação ante mensagens irresponsáveis e explosivas".

"O governo indiano também indicou que o WhatsApp deve atuar imediatamente para acabar com esta ameaça", completa o texto.

Na carta de resposta às autoridades indianas, o WhatsApp afirma estar "horrorizado" com os linchamentos e classifica o fenômeno como um "desafio que exige que o governo, a sociedade civil e as empresas de tecnologia trabalhem lado a lado".

O WhatsApp, que pertence ao Facebook, afirmou que está testando na Índia um dispositivo para apontar se uma mensagem foi escrita por quem a envia ou se foi apenas repassada, a forma como habitualmente se propagam os boatos.

Também destacou a colaboração com organizações de verificação de fatos em outros países, como Brasil e México, e afirmou que reflete sobre a possibilidade de desenvolver estas operações na Índia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação