Mundo

Erdogan nomeia seu genro ministro de Finanças no novo governo turco

O presidente turco iniciou nesta segunda-feira um novo mandato de cinco anos com amplos poderes

Agência France-Presse
postado em 09/07/2018 18:27
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, iniciou nesta segunda-feira, 9/7, um novo mandato de cinco anos com amplos poderes
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, revelou nesta segunda-feira (9/7) um novo governo com 16 ministros, no qual deu a pasta crucial de Finanças a seu genro, Berat Albayrak.

[SAIBAMAIS]O chefe do Estado Maior, Hulusi Akar, ocupará o Ministério de Defesa, e Mevlut Cavusoglu conservará a pasta de Relações Exteriores.

Albayrak, de 40 anos, que está casado com a filha mais velha do presidente, Esra, ocupava desde 2015 o posto de ministro de Energia e viveu, nos últimos anos, uma ascensão meteórica.

Os mercados, que temem que Erdogan pressione o Banco Central, parecem recear a nomeação de Albayrak para o Ministério de Finanças: a lira turca caiu mais de 2% nesta noite frente ao dólar.

Além dos ministros, Erdogan nomeou como vice-presidente Fuat Oktay, tecnocrata que dirigiu a Agência Turca de Gestão das Situações de Emergência.

O presidente turco iniciou nesta segunda-feira um novo mandato de cinco anos com amplos poderes, sob um novo sistema denunciado como autocrático por seus críticos, dois anos depois de um golpe de Estado fracassado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação