Mundo

Otan agradece Trump pela liderança dos americanos com gastos com defesa

A declaração foi dada após Trump reclamar pelo Twitter que os EUA gastariam em demasia e os aliados, pouco

Agência Estado
postado em 10/07/2018 10:49
secretário-geral da otanO secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, agradeceu nesta terça-feira (10/7) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela "liderança" dos americanos nos gastos com defesa. A declaração foi dada após Trump reclamar pelo Twitter que os EUA gastariam em demasia e os aliados, pouco. Stoltenberg acrescentou que haverá discussões "robustas" nos próximos dias entre os membros da aliança, inclusive sobre gastos militares.

"Esta reunião mostrará o que somos capazes de entregar em segurança, defesa, apesar dos desacordos sobre comércio e outras questões", disse o secretário-geral da Otan. Stoltenberg ainda disse que planeja minimizar efeitos negativos sobre a aliança das divergências entre EUA e UE em comércio.

Também nesta terça-feira, a embaixadora dos EUA na Otan, Kay Bailey Hutchison, disse que Trump está comprometido de modo incondicional com a segurança coletiva da Otan e dirá isso aos seus aliados. Em entrevista coletiva, Hutchison reafirmou que não há divergência entre todos os países da Otan sobre o Artigo 5 da Otan, a "fundação" da aliança, segundo ela. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação