Mundo

Substância Novichok estava em garrafa no apartamento da vítima britânica

Agente neurotóxico matou uma britânica e feriu seu companheiro

Agência France-Presse
postado em 13/07/2018 14:49
Londres, Reino Unido -O agente neurotóxico Novichok, que matou uma britânica e feriu seu companheiro, foi encontrado em uma garrafa no apartamento do homem que continua internado, perto do local onde foi realizado o atentado contra o ex-espião russo Serguéi Skripal, informou a polícia.

"Na quarta-feira, 11 de julho, foi recuperada uma pequena garrafa durante a revista da casa de Charlie Rowley em Amesbury", informou a polícia em um comunicado.

O texto acrescenta que os testes confirmaram que "a substância contida na garrafa era Novichok".

A companheira de Charlie Rowley, Dawn Sturgess, também envenenada por Novichok, faleceu no domingo, depois de passar oito dias no hospital. Sua morte levou as autoridades a abrir uma investigação por homicídio.

O casal foi exposto ao mesmo tipo de agente neurotóxico usado contra o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha em março, na cidade de Salisbury.

Grã-Bretanha e seus aliados acusam Moscou de tentar matar os Skripal, que sobreviveram, causando uma forte crise diplomática internacional.

Novichok é um agente neurotóxico desenvolvido pela União Soviética durante a Guerra Fria.

A polícia acredita que o casal tenha manuseado um objeto contaminado com uma alta dose da substância, embora não seja possível determinar se o agente neurotóxico provém do mesmo lote daquele usado contra o ex-espião russo e sua filha.

O governo britânico alertou na terça-feira os moradores de Salibury e de Amesbury a não "pegar nenhum objeto estranho que contenha líquido ou gel", como recipientes, seringas, agulhas, cosméticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação