Mundo

'Otan nunca foi tão forte', diz Donald Trump antes de cúpula com Putin

Cúpula foi marcada por um clima tenso pelas declarações de Trump, que acusou seus aliados de contribuírem pouco para os gastos militares da organização

Agência France-Presse
postado em 16/07/2018 07:26
Donald Trump
Helsínquia, Finlândia - A Otan "nunca foi tão forte" como agora - afirmou o presidente americano, Donald Trump, nesta segunda-feira, ao se reunir com seu homólogo finlandês, Sauli Niinist;, em Helsinque, onde acontece a cúpula com o presidente russo, Vladimir Putin.

"A Otan nunca foi tão forte, a Otan nunca esteve tão unida", disse Trump durante uma reunião com o presidente finlandês.

[SAIBAMAIS]"Foi um pouco complicado no início, mas finalmente surgiu o amor", acrescentou, referindo-se à recente cúpula da Aliança Atlântica.

Essa cúpula foi marcada por um clima tenso pelas declarações de Trump, que acusou seus aliados de contribuírem pouco para os gastos militares da organização.

Embora Trump tenha celebrado o resultado da reunião, suas declarações não correspondem a nenhuma mudança na posição dos 29 países da Aliança Atlântica. Todos eles continuam comprometidos com seu gasto militar até 2% do PIB até 2024.

Trump e Putin se reúnem nesta segunda-feira no palácio presidencial de Helsinque, uma cidade com tradição histórica nas reuniões de degelo entre Estados Unidos e Rússia.

A cúpula consistirá, primeiro, em uma reunião dos presidentes sozinhos com seus respectivos intérpretes, antes de se unirem às suas delegações em um almoço de trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação