Mundo

México quer concluir revisão do Nafta, diz futuro negociador mexicano

Jesus Seade disse que conseguir chegar a um acordo final requer um pouco de criatividade, mas também de 'cumplicidade com a contraparte'

Agência France-Presse
postado em 23/07/2018 17:30
O México renegocia o Nafta depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o qualificou como o pior acordo já assinado por seu país e o culpa pela perda de empregos entre os americanos
Puerto Vallarta, México - O futuro negociador do México do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), Jesús Seade, disse nesta segunda-feira (23/7) que o país deverá buscar uma forma de concluir a complexa negociação com os Estados Unidos e o Canadá, iniciada há quase um ano.

[SAIBAMAIS]"O desenvolvimento técnico foi muito bom, todas as posições defendidas são as corretas, todas as posições rejeitadas são as corretas, mas têm uma base técnica, temos que encontrar a forma de levar isso a uma conclusão", disse à imprensa Seade, que foi nomeado para o cargo pelo presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador.

No contexto da cúpula da Aliança do Pacífico, realizada no balneário de Puerto Vallarta, Seade disse que conseguir chegar a um acordo final requer um pouco de criatividade, mas também de "cumplicidade com a contraparte".

"Não chegar dizendo ;não; e que o outro responda ;também não;, e sim chegar com um espírito de cooperação", disse.

"Vamos ver se podemos encontrar a forma de mexer as fichas de forma que isso aconteça", acrescentou.

O México renegocia o Nafta depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o qualificou como o pior acordo já assinado por seu país e o culpa pela perda de empregos entre os americanos.

As negociações, que começaram em agosto de 2017, estão estagnadas pelas duras exigências dos Estados Unidos. Espera-se que em 26 de julho haja uma reunião ministerial do Nafta em Washington D.C., à qual Seade comparecerá.

Para o México, manter o Nafta é crucial, já que os Estados Unidos são o destino de 80% de suas exportações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação