Mundo

Marchand acha por acaso obras milionárias de Kooning em Nova Jersey

O vendedor percebeu que seis telas pareciam obras de arte do pintor Willem de Kooning quando desembalava obras sem grande valor

Agência France-Presse
postado em 23/07/2018 18:40
As obras do pintor de arte abstrata de origem holandesa, naturalizado americano, podem valer milhões de dólares
Nova York, Estados Unidos - Um marchand, vendedor de obras de arte, revisava os trabalhos de um restaurador de Nova Jersey quando, em meio ao material pelo qual havia pago 15.000 dólares, encontrou o que acredita serem seis pinturas de Willem de Kooning.

As obras do pintor de arte abstrata de origem holandesa, naturalizado americano, podem valer milhões de dólares.

O local onde estavam armazenadas, perto da cidade de Ho-Ho-Kus, em Nova Jersey, pertencia ao reconhecido restaurador de arte Orrin Riley, que morreu em 1986, deixando tudo para sua namorada, Susanne Schnitzer, falecida em um acidente em 2009.

Após tentar, sem sucesso, vender individualmente os cerca de 200 trabalhos que estavam no local, os herdeiros de Schnitzer decidiram vender todos os conteúdos a granel.

"Honestamente, tudo o que eu sabia era que outra casa de leilões não havia mostrado interesse, então pensei que fosse lixo", contou à AFP David Killen, que tem uma galeria em Nova York e organiza vendas.

"Todas as coisas estavam embaladas. Eu disse ;olha 15.000 dólares por isso, vou me arriscar;", contou.

Quando acabou de esvaziar o cômodo, Killen percebeu que seis telas pareciam obras de arte do pintor Willem de Kooning (1904-1997).

O vendedor de arte mostrou seu achado ao restaurador Lawrence Castagna, que trabalhou com Kooning e Orrin Riley. O profissional confirmou a impressão de Killen: "Acho formalmente que são" de Willem de Kooning, disse Castagna à AFP, esclarecendo que esta não é uma opinião de especialista.

O marchand - que afirma também ter descoberto nesse local uma pintura do pintor suíço Paul Klee - leiloará as obras entre este ano e janeiro de 2019. Segundo a sua estimativa, as pinturas podem ser vendidas por valores entre 10.000 e 10 milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação