Mundo

Peru desmonta laboratórios de drogas na fronteira com Colômbia e Equador

Operação 'Armagedon' deixou "50 pessoas detidas, entre elas grande número de cidadãos colombianos", informou o Ministério da Defesa

Agência France-Presse
postado em 23/07/2018 19:24
'A intervenção militar e policial foi realizada em quatro lugares próximos à lagoa Pacora, onde foram apreendidos os insumos para a elaboração de drogas como folhas de coca, sulfato de cocaína, motores', informou o Ministério.
Lima, Peru - Militares peruanos desmontaram quatro laboratórios de drogas e detiveram 50 suspeitos em uma operação em uma região remota de floresta na fronteira com a Colômbia e o Equador, informou nesta segunda-feira (23/7) o Ministério da Defesa.

A operação ;Armagedon;, na região amazônica de Loreto, deixou "50 pessoas detidas, entre elas grande número de cidadãos colombianos; a destruição de quatro laboratórios de droga e a apreensão de insumos químicos" para a elaboração de cocaína, informou o ministério em um comunicado.

[SAIBAMAIS]Um "grande número de cidadãos colombianos" estão entre os 50 detidos, acrescentou o ministério, afirmando que o Peru mobilizou cinco helicópteros militares, três aviões e uma lancha-patrulha no rio Putumayo, assim como uma equipe de promotores.

Nessa remota região de selva, o rio Putumayo separa o Peru de Colômbia e Equador.

"Capturamos grande quantidade de pessoas vinculadas ao tráfico ilícito de drogas; apreendemos uma série de insumos químicos", afirmou o ministro da Defesa, José Huerta, que qualificou a operação como "bem sucedida".

O Peru declarou em 16 de julho o estado de emergência por 60 dias na província de Putumayo, na região de Loreto, pela insegurança na região diante da presença de grupos de narcotraficantes e dissidentes da ex-guerrilha colombiana das Farc.

"A intervenção militar e policial foi realizada em quatro lugares próximos à lagoa Pacora, onde foram apreendidos os insumos para a elaboração de drogas como folhas de coca, sulfato de cocaína, motores", informou o Ministério.

Com o estado de emergência, foram suspensos os direitos constitucionais de liberdade, inviolabilidade de domicílio e liberdade de reunião e trânsito no território.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação