Mundo

México e Canadá defendem formato trilateral do Nafta

O presidente mexicano, recém eleito, Andres Obrador e a ministra das Relações Exteriores Chrystia Freeland se encontraram nesta quarta-feira, 25/7

Agência France-Presse
postado em 25/07/2018 19:43
O presidente mexicano, recém eleito, Andres Obrador e a ministra das Relações Exteriores Chrystia Freeland se encontraram nesta quarta-feira, 25/7
México e Canadá discutiram nesta quarta-feira (25/7) a modernização do Nafta e afirmaram que este tratado de livre-comércio também integrado pelos Estados Unidos deve ser mantido em seu formato trilateral.

[SAIBAMAIS]"Tivemos uma conversa bilateral entre México e Canadá, como amanhã (quinta-feira) haverá uma conversa bilateral entre Estados Unidos e México, em um processo que conserva sua essência, sua natureza, que é trilateral", disse o chanceler mexicano, Luis Videgaray, depois do encontro com a representante das Relações Exteriores canadense, Chrystia Freeland.

"O Canadá acredita no Nafta como um acordo trilateral e isso é simplesmente uma realidade", declarou Freeland, cujo governo, como o do México, não admite a ideia do presidente Donald Trump de substituir o atual tratado por acordos bilaterais.

Ambos os chanceleres e o ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, expressaram otimismo sobre as negociações para modernizar o Nafta, que já duram 11 meses e que têm sido travadas por duras posições dos EUA.

"Conseguimos um avanço significativo e o Canadá também acredita que a modernização do Nafta com um resultado em que todos ganham é absolutamente alcançável e é algo em que estamos trabalhando duro", disse Freeland, chefe da equipe negociadora de seu país.

O ministro Guajardo, líder negociador mexicano, afirmou que "praticamente dois terços" da modernização do acordo já estão construídas.

Freeland também se reuniu por duas horas a portas fechadas com o presidente recém-eleito no México, Andrés Manuel López Obrador, para discutir comércio, investimentos e migração.

Na "exitosa" reunião, ambos celebraram sua "convergência de princípios", expressou Marcelo Ebrard, a quem López Obrador nomeou como próximo chanceler.

Para López Obrador, o Nafta deve permanecer trilateral. "Deve e pode ser modernizado, mas não achamos que tenha uma natureza distinta da que tem hoje", disse Ebrard.

Na reunião, também se falou sobre a necessidade de que as empresas canadenses que operam no México cumpram as mesmas normas ambientais e trabalhistas de seu país e a eventual participação de Canadá em projetos de investimentos mexicanos, sobretudo no setor ferroviário.

Guajardo e Videgaray retomarão nesta quinta-feira, 26/7, em Washington, o diálogo com os representantes americanos em reuniões das quais também participarão, como observadores, futuros funcionários do governo do presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, que assumirá em 1; de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação