Mundo

Ataques de Trump à imprensa são 'perigosos', diz editor do NYT

Presidente americano e editores do New York Times se encontraram na Casa Branca, a pedido de Donald Trump

Agência France-Presse
postado em 29/07/2018 16:40
Washington, EUA - O editor do jornal The New York Times advertiu o presidente Donald Trump, em uma reunião na Casa Branca, que seus crescentes ataques aos veículos de comunicação são "incendiários", "perigosos" e "nocivos" aos Estados Unidos.

A reunião entre Trump e A.G. Sulzberger, que assumiu o jornal em 1; de janeiro, aconteceu em 20 de julho, após um pedido da Casa Branca.

A sessão, da qual também participou o editor da página editorial do NYT, James Bennet, foi mantida em segredo até Trump torná-la pública em um tuíte neste domingo de manhã.

"Tive uma reunião muito boa e interessante na Casa Branca com A.G. Sulzberger, editor do New York Times", tuitou Trump.

"Passamos muito tempo falando sobre a grande quantidade de notícias falsas publicadas pela imprensa e como as fake news se tornaram inimigas do povo;. Triste", acrescentou.

Em um comunicado divulgado pelo NYT, Sulzberger disse que o tuíte do presidente torna pública a reunião e descreveu o que pareceu ser um encontro incomumente duro e contundente com o presidente.

"Disse diretamente ao presidente que acredito que sua linguagem não apenas é divisiva, mas que é cada vez mais perigosa", relatou Sulzberger no comunicado.

A conversa acontece em um momento de alta tensão entre Trump e os veículos americanos, com o presidente denunciando regularmente notícias críticas como "notícias falsas" ("fake news").

"Disse-lhe que, embora a frase ;fake news; não seja correta e seja prejudicial, me preocupa muito mais que se rotule os jornalistas como ;o inimigo do povo;. Adverti que essa linguagem incendiária está contribuindo para um aumento das ameaças contra os jornalistas e levará à violência", acrescentou o editor.

Sulzberger afirmou ainda que, com alguns líderes estrangeiros usando a linguagem de Trump para justificar repressões a jornalistas, isso estava "pondo vidas em risco".

"Eu lhe implorei que reconsiderasse seus amplos ataques ao jornalismo, que considero perigosos e nocivos para o nosso país", disse o editor.

"Última oportunidade"

Sulzberger, de 37 anos, é o último de uma longa lista de Sulzbergers a liderar o jornal americano. Quando ele assumiu o Times após vários anos como repórter, ou editor, Trump tuitou que a ascensão do jovem deu ao jornal uma "última oportunidade" de demonstrar imparcialidade e de informar as notícias "sem temor ou FAVOR".

Desde então, porém, tanto o jornal quanto outras fontes de notícias têm ecoado os problemas pessoais e políticos de Trump, e publicado seus frequentes erros.

O presidente respondeu com tuítes contra o NYT, chamando o veículo de "muito desonesto", "falido e corrupto" e assegurando que usa "fontes falsas e inexistentes".

Não está claro se o encontro entre Trump e Sulzberger levará a uma melhor relação entre a Casa Branca e a imprensa. A esse respeito, um ex-editor do NYT recomendou nas redes sociais: "Não tenham grandes expectativas".

Seja como for, as relações de Trump com a imprensa tiveram uma piora recentemente.

Na última quarta-feira, a Casa Branca proibiu Kaitlan Collins, da rede CNN, de participar de uma coletiva de imprensa, alegando que a jornalista fez perguntas consideradas "inapropriadas" em um evento.

Olivier Knox, titular da Associação de Correspondentes da Casa Branca, condenou a decisão como uma resposta "mal orientada e frágil" para lidar com uma jornalista que estava apenas fazendo seu trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação