Mundo

Primeiro-ministro grego visita localidades afetadas por incêndios

O encontro entre o primeiro-ministro grego e as autoridades regionais durou uma hora, de acordo com um breve comunicado oficial

Agência France-Presse
postado em 30/07/2018 08:23
O encontro entre o primeiro-ministro grego e as autoridades regionais durou uma hora, de acordo com um breve comunicado oficial
Atenas, Grécia - O primeiro-ministro Alexis Tsipras visitou nesta segunda-feira (30/7) Mati e Rafina, as duas localidades mais afetadas pelos grandes incêndios que deixaram pelo menos 91 mortos na semana passada na Grécia.

A visita não havia sido anunciada com antecdência à imprensa para evitar manifestações de revolta dos moradores. O balanço de mortos dos incêndios aumenta a cada dia e 25 pessoas permanecem desaparecidas. Os bombeiros não descartam a possibilidade de que alguns dos desaparecidos figurem entre os corpos carbonizados que ainda não foram identificados.

[SAIBAMAIS]O primeiro-ministro passou "cerca de uma hora" nos locais atingidos, as turísticas localidades de Mati e Rafina, 40 km a leste de Atenas, exatamente uma semana após os incêndios, os mais fatais na história do país.

O corpo de um homem afogado foi encontrado no mar na tarde desta segunda-feira (30/7), segundo os bombeiros, o que eleva a 92 o número de vítimas.

"Visitei os locais da tragédia, conversei com os cidadãos, engenheiros, militares e voluntários. A dor é sem precedentes. Precisamos respeitar os que lutaram contra as chamas e que agora se esforçam para reparar" os danos, tuitou Tsipras após a visita.

O encontro entre o primeiro-ministro grego e as autoridades regionais durou uma hora, de acordo com um breve comunicado oficial. Os habitantes de Mati e Rafina começaram a limpar as áreas atingidas pela catástrofe com a ajuda de voluntários de outras regiões do país e de funcionários do governo.

Atiçado por ventos de 120 km/h, o incêndio florestal de 23 de julho no monte Pendeli alcançou em menos de uma hora as residências de Mati e Rafina. Algumas pessoas morreram queimadas quando tentavam fugir de carro e outras quando tentavam alcançar as praias.

O governo suspeita de uma origem criminosa para o incêndio e a justiça abriu uma investigação. Especialistas apontaram a falta de um plano urbanístico nas localidades construídas em meio a pinhais.

Na sexta-feira (27/7), Tsipras assumiu a responsabilidade política da tragédia sem questionar a gestão operacional da luta contra o fogo. A oposição e a imprensa criticaram a falta de coordenação dos serviços responsáveis pelo combate às chamas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação