Mundo

Atentado do Estado Islâmico no Tadjiquistão mata quatro turistas

As vítimas andavam de bicicleta quando foram atropeladas

Agência France-Presse
postado em 30/07/2018 18:25
Terroristas do Estado Islâmico que atacaram hospital em Cabul
Dusambe, Tadjiquistão - Quatro turistas - dos Estados Unidos, Suíça e Holanda - morreram no domingo no Tadjiquistão em um ataque de homens armados inicialmente anunciado como um atropelamento acidental, que acabou reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

O atentado aconteceu na região de Danghara, 150 km ao sul da capital, Dusambé.

[SAIBAMAIS]Os mortos integravam um grupo de sete turistas estrangeiros que andavam de bicicleta quando foram atropelados pelo veículo, que deixou o local em seguida. Dos três turistas restantes, dois ficaram feridos - outro suíço e outro holandês- e o sétimo, o francês que estava no final do pelotão, saiu ileso.

Após acreditar, em um primeiro momento, que se tratava de um acidente, as autoridades anunciaram nesta segunda-feira que os suspeitos "tinham facas e armas de fogo" e que um dos turistas foi ferido com arma branca.

"Analisamos todas as pistas", incluindo assalto, declarou o ministro tadjique do Interior, Ramazon Hamro Rahimzoda, sem confirmar um atentado terrorista.

Mas em comunicado publicado nesta segunda (30/7), o EI informou que "um destacamento de soldados do califado" autoproclamado conduziu o ataque contra "cidadãos de países da coalizão de cruzados", segundo o SITE.

A polícia deteve ao menos quatro suspeitos e outros cinco foram mortos em operações lançadas contra os autores do ataque. Um dos suspeitos mortos pela polícia é um tadjique de 21 anos, supostamente o proprietário do carro que atropelou os turistas.

Após este incomum ataque jihadista no Tadjiquistão, país vizinho ao Afeganistão, onde as forças locais e uma coalizão internacional combatem o EI e os talibãs, o presidente Emomali Rajmon defendeu um reforço das forças de segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação