Mundo

Evo Morales renuncia ao sigilo de suas contas bancárias na Bolívia

As contas do vice-presidente Álvaro García também se tornaram públicas a partir desta quinta-feira (2/8)

Agência France-Presse
postado em 02/08/2018 18:21
Evo Morales gesticula
La Paz, Bolívia - O presidente boliviano Evo Morales renunciou ao sigilo de suas contas bancárias, que ficaram imediatamente acessíveis na internet, informou nesta quinta-feira (2/8) a estatal Unidade de Investigações Financeiras (UIF).

[SAIBAMAIS]"É o primeiro presidente do mundo que vai ter suas contas publicadas na internet", explicou Teresa Morales, diretora da entidade, que entregou o resumo de duas contas bancárias do mandatário, desde que assumiu em 2006 até hoje. As contas do vice-presidente Álvaro García também se tornaram públicas a partir desta quinta-feira (2/8).

A Constituição boliviana dá o direito de confidencialidade às operações financeiras efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas, bolivianas ou estrangeiras, exceto em casos de suspeita de corrupção.

A renúncia temporária dos governantes ao sigilo bancário perderá seu efeito uma vez que seus mandatos forem concluídos, explicou a diretora da UIF. O fim do sigilo das contas internacionais de ambos governantes está contemplado para "uma segunda fase", explicou Morales.

O prefeito de La Paz, Luis Revilla, opositor ao governo, e vários legisladores governistas, também pediram a interrupção temporária do sigilo bancário, informou Morales, que não tem parentesco com o mandatário.

Tanto o presidente quanto seu vice tinham pedido o fim do sigilo de suas contas em 2009, antes das eleições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação