Publicidade

Correio Braziliense

Ex-vice-presidente congolês apresenta sua candidatura para presidência

O Anúncio foi feito um dia depois de sua volta a Kinshasa, onde foi recebido por uma multidão de simpatizantes


postado em 02/08/2018 18:43

(foto: Junior D. Kannah / AFP)
(foto: Junior D. Kannah / AFP)
Kinshasa, RD Congo - O opositor e ex-vice-presidente congolês Jean-Pierre Bemba apresentou nesta quinta-feira (2/8) sua candidatura para as eleições presidenciais da República Democrática, em 23 de dezembro. O anúncio foi feito um dia depois de sua volta a Kinshasa, onde foi recebido por uma multidão de simpatizantes.

"Venho confirmar que deram um título de eleitor e apresentei todos os documentos" da candidatura para as presidenciais na Comissão eleitoral independente" (CENI), declarou Bemba na quinta-feira à noite, na sua saída da sede dessa instituição. Bemba apresentou sua candidatura seis dias antes de finalizar o prazo. 

Aos 55 anos, ele voltou a Kinshasa, cidade que abandonou em 11 de abril de 2007 após violentos combates entre sua milícia e o exército do presidente Joseph Kabila, que deixaram cerca de 250 mortos. 

Desde então, o rival perdedor do presidente Kabila nas eleições de 2006 passou dez anos na prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), ao ser condenado em 2016 a uma pena de 18 anos pelos abusos cometidos por sua milícia na República Centro-Africana entre 2002 e 2003. 

Sua inesperada absolvição em junho causou euforia entre seus simpatizantes do oeste do país e foi recebida com certa benevolência por parte da classe dirigente, que facilitou seu retorno ao país.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade