Mundo

OEA aprova formação de grupo especial para Nicarágua

A resolução que determina a criação do Grupo de Trabalho foi aprovada por 20 votos contra quatro e 8 abstenções

Agência France-Presse
postado em 02/08/2018 19:32
Grupo de opositores ao governo Daniel Ortega faz protestos na Nicarágua
Washington, Estados Unidos - O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quinta-feira (2/8) a criação de um grupo especial de países dedicado à situação política na Nicarágua, para "contribuir com a busca de soluções" após uma repressão que deixou mais de 300 mortos.

[SAIBAMAIS]O "Grupo de Trabalho para a Nicarágua" buscará facilitar mecanismos para resolver "a situação que se registra na Nicarágua, inclusive por meio de consultas com o governo" desse país centro-americano.

A resolução que determina a criação do Grupo de Trabalho, intensamente negociada durante esta quinta-feira (2/8), foi finalmente aprovada por 20 votos contra quatro e 8 abstenções.
Originalmente, a ideia era aprovar a formação de uma Comissão Especial, mas após quatro horas de negociações de emergência a proposta foi modificada para um Grupo de Trabalho. Este grupo de países promoverá "o processo de diálogo nacional na Nicarágua, incluindo medidas de apoio, acompanhamento e verificação" dos esforços que já estão em andamento no país.

O Grupo também terá a responsabilidade de apresentar ao Conselho Permanente relatórios mensais sobre as gestões realizadas.

O chanceler da Nicarágua, Denis Moncada, rejeitou a convocação do Conselho Permanente e o conteúdo da resolução por considerar que tem o espírito de intervir em seu país.

"Não estamos de acordo com a convocação deste Conselho Permanente nem com a resolução (...) porque em essência têm o mesmo espírito, de intervir, de fazer ingerência na Nicarágua", declarou Moncada durante a sessão.

O diplomata afirmou que a Nicarágua "não receberá qualquer grupo que resulte desta convocação ou desta resolução".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação